Redes Sociais
Aspetos considerados:
1.º - O impacto das redes sociais no Homem;
2.º - Finalidades: facilitar a comunicação/ ferramenta de trabalho/ entretenimento;
3.º - Cyberbullying: promove o isolamento e a manipulação;
4.º - Alertar as pessoas para não se exporem tanto.
O dilema das redes sociais
O tema de que vou falar é o impacto das redes sociais no Homem. Estas foram criadas por grupos de pessoas e desde que foram apresentadas ao mundo, este nunca mais foi o mesmo.
As redes sociais facilitam a comunicação através da rapidez de entrega de mensagens, fotos, vídeos, e-mails… E, de certa forma, também aproximam as pessoas, porque, independentemente da distância, é possível manter o contacto. Estas são, muitas vezes, usadas para trabalho, principalmente na situação em que nos encontramos. Também podem ser vistas como entretenimento: livros online, filmes, vídeos, visitas virtuais, etc. Por isso, se as usarmos, poderão ser uma fonte de enriquecimento. O e-mail, a google classroom, o teams, o zoom, o google meet são, igualmente, ferramentas de trabalho. Há pessoas que dependem do instagram, como as influencers e outras que vendem produtos pelo facebook. A publicidade também é, de certa forma, uma instrumento de trabalho para quem a divulga.
Por outro lado, algumas pessoas utilizam as redes sociais para criar ciberbullying. Mesmo que não seja uma pessoa específica, criam-se, por vezes, padrões falsos na internet que causam depressão e até suicídio e isso constitui, também, ciberbullying.
A facilidade de usar as redes sociais para o mal é assustadora. A população passou a preferir o contacto virtual ao físico, por isso isola-se mais, o que é preocupante.
Não compreendo como é que os adolescentes, e não só, preferem conhecer pessoas virtualmente e sentem-se mais à vontade em comunicar desta maneira. Quantas vezes já vimos almoços em família onde o elemento mais pequeno está a ver vídeos no youtube, o mais velho no instagram a falar com a amigos e os pais a verem os e-mails de trabalho? Onde é que está o diálogo aqui no meio?
O maior problema da utilização das redes sociais é a manipulação que poderá estar por trás disto tudo e a ignorância das pessoas em relação à mesma. Muitos utilizadores pensam que a google é só uma caixa de pesquisa e que o instagram é apenas uma aplicação para partilhar fotos com os amigos, mas por trás há grupos de técnicos e engenheiros a estudar cada like, cada mensagem. Tudo o que fazemos está a ser observado, até o tempo que gastamos a ver cada publicação poderá ser controlado. As fake news espalham-se seis vezes mais rápido do que as notícias verdadeiras. Protestos e atos de violência criaram-se por causa destas plataformas…
O que concluo é que as pessoas dependem, por vezes, das redes sociais, mas têm de as saber usar.
Eu tenho esperança que a humanidade não se exponha tanto na internet, que tenha consciência da manipulação que é feita e que a saiba controlar.
Deixo aqui um trailer de um filme sobre este tema, cuja visualização aconselho a todos. Algumas das informações que referi são retiradas de lá.
https://www.youtube.com/watch?v=uaaC57tcci0
Beatriz Coimbra - 8.º A
Sem comentários:
Enviar um comentário