sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Miúdos a votos
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
O Mundo da Leitura
“O Mundo da Leitura”
Atualmente, poucos adolescentes sabem como é o mundo da leitura. Acham que é um desperdício de tempo e só é importante para tirar boas notas. Preferem sair com os amigos ou estar na internet.
Eu era assim no ano passado, achava que não seria nada de especial, até encontrar “o livro”, aquele livro que me chamou a atenção e me levou para o mundo perfeito.
O “Mundo da Leitura” não é uma biblioteca, como muitos devem pensar, mas sim a nossa imaginação, enquanto lemos. Cada livro é um mundo diferente e podemos sempre imaginar tudo com pormenores, basta querer!
Eu espero que as pessoas encontrem “o seu livro” e tenham o prazer de viajar pelos vários mundos que nunca imaginaram.
Lara Costa, n.º 15, 8.º A
A Imaginação Através da Escrita
“A imaginação através da escrita”
Hoje em dia, são raros os adolescentes que se interessam pela escrita. Pensam que, ao escrever, não estão a fazer mais nada senão seguir as ordens dos professores, a cansar as mãos e os “miolos”.
Felizmente, graças aos meus pais, eu não sou assim. Desde pequena que sempre adorei escrever porque podia ser eu a criar a fantasia perfeita ou, simplesmente, fazer parte da maior aventura de sempre.
Sinto que, quando escrevo, é como se estivesse só eu e o papel, como se o mundo à minha volta não existisse. Ao escrever, eu crio um mundo só meu, que ninguém pode modificar.
Muitos dos adolescentes não sabem, mas, ao escrever, desenvolvem a imaginação, que é a única coisa que lhes permite fazer histórias incríveis. A imaginação é a base da vida, pois, sem ela, quem é que conseguia explicar porque sonha? Ou simplesmente o que vê?
Todas as pessoas têm uma imaginação própria, que lhes permite imaginar o seu mundo perfeito, só têm de saber despertá-la.
Letícia Morais, n.º 19, 8.º A
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
domingo, 21 de novembro de 2021
Lanche Saudável - Atividade de Cidadania e Desenvolvimento
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Venha tomar café com...
Hoje, às 21h
Para assinalar o Dia Nacional do Mar, temos para si, uma
tertúlia virtual, através do Google Meet, dia 19, de novembro,
sexta-feira, pelas 21 horas, com o Doutor Francisco Arenas,
Investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR),
que nos irá falar sobre a importância da biodiversidade no funcionamento dos
ecossistemas costeiros: "As últimas florestas marinhas"
segunda-feira, 15 de novembro de 2021
Velhice digna
Velhice digna
Atualmente, há cada vez mais idosos a viver sozinhos. Às vezes, devido à baixa reforma que possuem, habitam em casas com poucas condições ou estão isolados de outras pessoas.
Frequentemente, os seus familiares nem estão presentes nas suas vidas. Tal facto, por vezes, não fica a dever-se a desinteresse pelo seu bem-estar, mas sim à falta de tempo, uma vez que trabalham ou podem não ter dinheiro para pagar um lar ou a uma pessoa que vá às suas casas.
Devido à sua idade muito elevada e a problemas de deslocação, entre muitos outros, os idosos necessitam de alguém, pelo menos uma vez por dia, para lhes levar as refeições ou saber se estão bem de saúde e se precisam de alguma coisa.
Para concluir, as pessoas de idade são o nosso passado, por isso devíamos tratá-los com respeito.
Joana Cabral – 9.º A
A importância do exercício físico
A importância do exercício físico
Como todos sabemos, os seres humanos estão a ter vários problemas de saúde decorrentes de maus hábitos adquiridos ao longo da vida. Entre eles estão o sedentarismo, a obesidade, a falta de atividade física, etc.
Estes maus hábitos podem ter graves consequências, tais como: a hipertensão, os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), os Ataques Cardíacos, a Diabetes e o Cancro. Estes problemas de saúde são graves, pois podem mudar a nossa vida ou até levar à morte. No entanto, podem ser evitados através da prática de exercício físico, uma alimentação equilibrada, realização de rastreios, não fumar, não consumir álcool em excesso, etc.
A melhor maneira de educar as pessoas sobre o que é um estilo de vida saudável é começar pela escola. Conhecer estes bons hábitos é tão importante como aprender matemática ou português.
Eu considero-me um cidadão exemplar, pois pratico exercício físico regularmente, tenho uma alimentação relativamente variada e não fumo nem consumo álcool.
João Marques - 9.º A
Inverno
Inverno
O inverno está a chegar
por isso vou agasalhar-me
para gripe não apanhar.
A lareira vou acender
para a minha casa aquecer,
mas não me posso esquecer
das bolachas a cozer.
Os sinos vão tocar,
as crianças vão brincar
e na neve saltar
O espírito natalício vai voltar!
Com a família vou festejar
para as festas relembrar,
prendas vou trocar
e iguarias saborear.
Em janeiro vão cantar
as janeiras ao luar,
com o vento a soprar
e a guitarra a tocar.
Maria Borges Gomes – 9.º A
Texto Publicitário 6.º Ano
No âmbito da disciplina de Português, os alunos do 6.º ano (G e H) divulgam os seus trabalhos realizados na temática -Textos não literários – texto publicitário.
quarta-feira, 10 de novembro de 2021
domingo, 7 de novembro de 2021
Um vício disfarçado
Um vício disfarçado
Entro no carro e espero até chegar à escola. Pelo caminho, vou observando a paisagem, porque quanto mais vezes passo por aquelas ruas, mais são os pormenores em que consigo reparar. Sempre me fascinaram as paisagens: tão deslumbrantes, tão místicas, tão extravagantes…. Chego à escola e vejo toda a gente agarrada ao telemóvel, quer seja a enviar mensagens ou a jogar "joguinhos" viciantes e cheios de publicidade. Assisto às aulas e volto para casa. Ligo a PlayStation para ver algum programa enquanto almoço sozinho, já que chego depois da hora de almoço a casa. Vejo vinte pessoas a jogar algum tipo de jogo digital. Abro a Netflix e ponho a série que estou a ver de momento. Acabo de almoçar e venho escrever este texto.
Sinto-me com muita pena. A tecnologia veio definitivamente mudar a forma como vivemos, mas porque é que temos de tornar essa mudança má? É certo que o mundo sem tecnologia era muito mais difícil, mas observo cada vez mais pessoas a apegarem-se às tecnologias de uma maneira chocante.
O que quero dizer é que as tecnologias nos auxiliam de uma forma impressionante. Até me ajudaram a escrever este texto mais rapidamente e facilmente! Mas não podemos apegar-nos a elas. Devíamos sair mais e encontrarmo-nos com os nossos amigos. Até nisso as tecnologias nos ajudam! Podemos rapidamente mandar uma mensagem aos nossos amigos mais chegados e eles podem responder no momento em que nós lha enviamos!
Rafael Teixeira – 9.º B
O Tempo
O Tempo
Não é preciso nenhuma história para falar nele. Corremos contra ele, queremos um pouco mais dele, queremos que ande mais devagar. Às vezes, até gostávamos que parasse, nem que fosse só por um bocadinho.
Ele espera por nós no fundo de cada rua e nós só corremos para o tentar alcançar. E, quando finalmente chegamos, esbaforidos e cansados, já ele está à nossa espera no fim de outra rua.
Temos vida de escravo: servimo-lo cegamente enquanto corremos para todo o lado, apesar de, pelo menos secretamente, o odiarmos com todas as nossas forças. Enquanto isso, ele está sentado no seu trono, sem nunca se sentir satisfeito com o nosso trabalho.
No fim, andamos todos nesta vida. Semanas todas iguais passam à velocidade que menos nos convém, sem nunca trazerem nada de novo. Apetece-nos desistir e fazer de conta que ele não existe. Apetece-nos deitar fora o calendário e nunca mais na vida olhar para um relógio. Apetece-nos gritar que não somos máquinas, somos seres humanos imperfeitos e com sentimentos. Mas, feitas as contas, nem para pensar nisso há tempo que possamos disponibilizar.
João Braga – 9.º A
Clube de Culinária - Simples e Saboroso
O Clube de Culinária iniciou no mês de outubro e começámos com a receita: “Rosas de maçã”.
Desta vez só estivemos dois alunos e eu realizei a receita. Está a ser difícil conciliar horários.
A receita era simples e correu muito bem. Os folhadinhos de maçã estavam deliciosos!
Inês Sousa 8.ºC