domingo, 19 de maio de 2024

Visita de Estudo a Paris

Visita de Estudo a Paris - 9.º E

No dia 4 de abril partimos do Porto para concretizarmos o nosso sonho de visitar a tão desejada cidade de Paris. Estávamos todos muito ansiosos, quer nos dias anteriores, quer no aeroporto.

Foram quatro dias muito preenchidos e bem aproveitados. Durante esses dias pudemos conviver uns com os outros, praticar a língua francesa e apreciar a beleza desta cidade tão bela.

Quando chegamos ao aeroporto de Paris, um autocarro que nos esperava conduziu-nos ao nosso hotel onde deixamos as nossas malas e daí fomos almoçar a um restaurante que nos acolheu durante os dias que lá estivemos, com muita variedade à nossa disposição. Os nossos pratos preferidos eram os panados de frango com batata frita e também a lasanha. Depois do almoço fomos fazer uma city-tour pela cidade, passando pelos monumentos mais emblemáticos da cidade.

Caminhamos um pouco a pé até à Catedral do Sacré-Coeur, uma catedral lindíssima, imponente e inspiradora. Foi muito especial, porque a localização permitiu-nos usufruir de uma vista magnífica da cidade. Gostamos muito de passear por Montmartre, um dos bairros típicos de Paris. Contactamos com artistas a pintar e a mostrar as suas obras a quem passava pelas ruas. Também ouvimos cantores que nos agradaram muito pelas ruas deste bairro dos pintores. Desfrutamos muito deste ambiente tão acolhedor!

Depois do jantar fomos fazer um passeio de barco. A beleza noturna de Paris foi muito apreciada no passeio de “bateau-mouche” pelo rio Sena. Conseguimos ver a Torre Eiffel a iluminar-se às 22h em ponto, no fim do cruzeiro. Estava uma noite tranquila e serena e apreciamos muito a beleza da cidade-luz.

A partir deste dia as viagens foram sempre realizadas de metro que nos levava a todo o lado, sem problemas. Só tínhamos de ter muita atenção na entrada e saída: sempre com o nosso grupo e o professor que nos acompanhava.

No segundo dia levantámo-nos muito cedo para visitar a Disneyland, “o mundo do sonho e da magia”. O dia inteiro passado na Disneyland  foi o nosso dia preferido. Vivemos lá muitas emoções e aventuras. Até o tempo ajudou, porque a chuva parou para que nos pudéssemos divertir imenso. Apreciámos o desfile das várias personagens da Disney de manhã e novamente à tarde. A diversão culminou com o espectáculo nocturno. Foi belíssimo de luzes, cores e músicas.

No terceiro dia visitamos a famosa Torre Eiffel. A subida à torre foi um dos momentos mais aguardados. Subimos até ao terceiro andar de elevador. Tivemos muita sorte, porque estava um dia muito luminoso e pudemos apreciar vistas periféricas da cidade. Foram imagens únicas que não esqueceremos.

Neste dia encontrámo-nos com o primeiro grupo. Almoçámos todos juntos e passeamos pelos Jardins des Tuilleries, uma vez que o nosso restaurante se situava em frente a este magnífico jardim e muito perto do Louvre.

Depois do almoço, despedimo-nos do grupo 1 e fomos passear a pé pela Madeleine,  Place Vêndome e Ópera Garnier, em direção às Galerias Lafayette, onde tivemos tempo livre para ver as lojas, comer um gelado, subir ao terraço com vistas maravilhosas, tirar fotos e descansar.

Depois do jantar, seguimos até ao Centro Pompidou e Les Halles, visitamos o Quartier Latin, o bairro latino, e vimos do exterior, uma vez que está a ser restaurada, a Catedral Notre Dame.

No último dia, depois do pequeno-almoço, caminhamos a pé até ao Museu do Louvre onde pudemos apreciar várias obras de arte da Antiguidade egípcia, grega e do Médio Oriente. O nosso maior destaque foi mesmo a “Gioconda” e a Vénus de Milo. Gostamos muito deste museu com as suas pintura e esculturas tão famosas, num ambiente tranquilo e tudo muito bem organizado.

Queremos agradecer à nossa escola que nos proporcionou esta incrível viagem, ao nosso guia, Senhor Óscar, que nos deu a conhecer tantas belezas de Paris, aos professores que nos acompanharam sempre com muita atenção para que tudo corresse pelo melhor e aos nossos pais que nos proporcionaram, com muito sacrifício, uma viagem inesquecível!