Todos os anos mais de 67 países fazem parte de um projeto chamado Eco-Escolas e a nossa escola, obviamente, não é uma exceção.
O Eco-Escolas é um projeto onde se pretende unir esforços para se conseguir um planeta mais limpo, saudável e agradável para todos nós, enquanto seres humanos. Pretende-se com este projeto encorajar o desenvolvimento de atividades que melhorem o desempenho ambiental nas escolas e que mudem comportamentos a longo prazo, não só dos alunos, mas também de familiares, amigos e conhecidos, influenciando não só esta geração, mas também as gerações passadas e as vindouras. Para isso, é necessária a ajuda e esforços comuns de todos, pois a saúde do planeta é também a nossa saúde, uma vez que somos apenas parte dum subsistema do planeta Terra e dependemos diretamente de todos os outros subsistemas (os quais estão interligados entre si, sendo, portanto, o desequilíbrio dum o desequilíbrio dos restantes). Portanto, certos problemas ambientais podem estar relacionados com certas doenças como, por exemplo, cancro do pulmão e asma.
Seguindo este ponto de vista, e com informação e educação transmitida pelos estabelecimentos de ensino, a nossa escola realizou uma atividade interativa, integrante e divertida, paralelamente educativa e de alerta, em consonância com o tema. Assim, a partir da manhã do dia 15 de fevereiro (terça-feira) e tendo-se prolongado pela tarde dos dias 16 (quarta-feira) e 18 (sexta-feira), tendo terminado na manhã do dia 22 (terça-feira) ocorreu a apresentação deste projeto a 38 turmas diferentes, algo que foi possível realizar com o apoio de 15 alunos do grupo Eco-Escolas e de vários professores envolvidos no projeto.
Durante a apresentação foi mostrada às turmas a Bandeira Verde, o Galardão (uma espécie de prémio) que a nossa escola tem recebido. Foi também lido o “Compromisso Verde” por um elemento de cada turma e, posteriormente, assinado e decorado por todos os membros das mesmas turmas, concordando assim em ajudar-nos em eventuais atividades futuras e em cumprir e fazer cumprir certas regras, tais como: não deitar lixo para o chão, poupar água e comer mais frutas e vegetais…
Concluindo, o Eco-Escolas é um projeto que tenta promover hábitos mais sustentáveis, não só nas escolas, mas também nas famílias dos alunos envolvidos no projeto, tendo como objetivo um planeta mais saudável. A nossa escola, por participar neste projeto, que considera tão importante, realizou uma atividade informativa aos seus alunos por acreditar que a mudança não tem idade e que qualquer um pode fazer a diferença!
Sem comentários:
Enviar um comentário