segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Visitas às Grutas de Santo António

“Visita às Grutas de Santo António”

Queridos colegas, no passado dia 5 de outubro, tive o privilégio de visitar as Grutas de Santo António. Segundo dizem, são as grutas mais belas de Portugal! Estas situam-se muito próximas da Gruta dos Alvados, em Fátima, à qual não tive a possibilidade de ir. Foi uma experiência que nunca irei esquecer. 

As grutas de Santo António foram descobertas em 1955. Segundo reza a lenda, dois homens que tentavam apanhar um pássaro entraram, acidentalmente, nesta gruta. Assim se descobriram as Grutas de Santo António, que ocupam uma área aproximada de 6 000 metros quadrados. A sua sala maior mede 80m x 50m e a altura máxima é de 43 metros. 


 Esta gruta dispõe de uma chaminé pela qual ventila o ar, sabendo que a temperatura se mantém entre os 16 e os 18 graus. Nela, existem estalactites, estalagmites e colunas. A única mão humana que esta tem, como acontece em todas as outras do país, é iluminação artificial. 

Há alguns anos, as visitas não tinham qualquer acompanhante e, por mau comportamento das pessoas, que começaram a partir estalactites e estalagmites, aquelas passaram a ser acompanhadas de um guia.

Atualmente, a visita inicia-se pelo túnel artificial, que desce até uma primeira sala onde se pode admirar o grande lago natural, para o qual as pessoas podem atirar moedas e pedir um desejo. Mais adiante, existe uma estreita passagem, que depois se abre numa sala monumental e única, cuja dimensão e beleza a tornam invulgar. Continua a ser considerada, pelos especialistas, como uma das mais belas e ricas da Europa.

No final da visita, tivemos a surpresa de um amigo, um morcego bebé! Estes habitam a gruta desde sempre… não se pode dizer que estejam habituados aos humanos, mas isso vai lá com o tempo!

 
Texto: Letícia Morais, 8.º A, n.º 19

Sem comentários:

Enviar um comentário