sábado, 30 de outubro de 2021

Programa de Assistentes de Francês - 2021/2022 em Portugal

Programa de Assistentes de Francês

Encontra-se já, no nosso Agrupamento, o novo Assistente, Florian Klein, no âmbito do Programa de Assistentes de Francês,. O trabalho dos Assistentes desenvolve-se no âmbito da divulgação da língua francesa e das culturas francófonas.
Anteriormente, todos os Assistentes de língua francesa que chegaram ao nosso país foram recebidos, pela Direção-Geral da Educação (DGE), no dia 1 de outubro, na Reunião de Acolhimento e Informação, que marcou o início do Programa de Assistentes de Francês 2021/2022 em Portugal.
No dia seguinte, os Assistentes participaram na Jornada de Formação dinamizada pelo Institut Français du Portugal, parceiro da DGE neste Programa bilateral, e depois partiram de Lisboa até aos 14 agrupamentos de escolas, localizados de Norte a Sul de Portugal, onde estarão a trabalhar durante os próximos 7 meses.
Este Programa desenvolve-se durante dois anos em cada Agrupamento. Este é já o segundo e último ano. No ano letivo anterior, foi Assistente Raphaëlle Dejean.

Concurso de desenho – Coliseu do Porto

Concurso de desenho – Coliseu do Porto
Até 30 de novembro
(Divulgação)

No âmbito das comemorações do 80.º aniversário do Coliseu, está a decorrer um concurso de desenho em que os alunos de todos os graus de ensino podem participar. Os melhores desenhos serão premiados e expostos no Coliseu. Esta iniciativa que pretende valorizar o Coliseu, a arquitetura, as artes visuais e as artes do espetáculo. Ver regulamento.

Magical Garden Porto - “Lendas Assombradas” na Immersivus Porto - Serralves em Luz

Eventos na Cidade do Porto
(Divulgação)

MAGICAL GARDEN PORTO

Magical Garden Porto  - evento prolongado até 30 de dezembro, de quarta a domingo a partir das 18:00. Para quem quiser vivenciar uma noite mágica de luz no Jardim Botânico do Porto.

 

 


PORTO LEGENDS

Domingo, 31 de outubro, há “Lendas Assombradas” na Immersivus Porto: uma oficina criativa, em parceria com a Casa da Imagem. Eis uma sugestão para celebrar o Halloween.
Após o espetáculo Porto Legends, os participantes vão dar nova vida às personagens num pequeno teatro de luz e sombras.
A inscrição tem um valor de 17€ por pessoa e inclui o acesso ao espetáculo e a participação na atividade.


SERRALVES EM LUZ

 

A elevada afluência de público à exposição Serralves em Luz levou a prolongar este projeto de luz até dia 7 de novembro.
O projeto artístico da autoria de Nuno Maya, em colaboração com a equipa da Fundação de Serralves, foi recentemente distinguido pelo The Times como uma das 10 melhores exposições para visitar na Europa, neste outono.
Pode visitar esta exposição de segunda a domingo entre as 20:00 e as 00:00. 

 

Mais informações

 

Concerto Orquestra Sinfónica Ensemble

Concerto Orquestra Sinfónica Ensemble – 1 de novembro

Auditório Municipal de Gaia - entrada gratuita
(Divulgação)

Vai realizar-se, no Auditório Municipal de Gaia, pelas 16h00, um concerto interpretado pela Orquestra Sinfónica Ensemble dirigida pelo Maestro Cesário Costa dirige.
Este concerto leva-nos numa viagem pela música europeia. Trata-se de uma obra escrita para narrador e orquestra, com texto de Alice Vieira e música de Eurico Carrapatoso, que faz parte do plano nacional de leitura. O concerto termina com duas das populares Danças Húngaras, de Brahms.

Programa:
Pavane op. 50, de Fauré
A Arca do Tesouro, de Eurico Carrapatoso
Danças Húngaras nº 5 e nº 6, de Bramhs

Entrada gratuita, até à lotação da sala
Os bilhetes devem ser levantados no dia do espetáculo, a partir das 14h30, na bilheteira do Auditório Municipal de Gaia.

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O dia em que os alunos foram padeiros

“O dia em que os alunos foram padeiros”

A turma E do sexto ano da Escola Básica Soares dos Reis deslocou-se na passada terça-feira, dia doze, à cantina da escola para literalmente “meter as mãos” na massa.
Quando lá chegaram, a professora Lurdes Pinto já tinha todos os ingredientes necessários para a preparação da massa, que originaria o futuro pão.
Com a turma dividida em quatro grupos e todos com a sua malga, começaram a misturar afincadamente todos os produtos, os quais foram formando uma bola cada vez mais homogénea.
Esta foi partida em cinco partes, ficando a levedar durante algum tempo. Em seguida, foi levada ao forno, para ser cozida e se transformar em belos pães!
Complementando esta atividade, a turma dirigiu-se para a Biblioteca Escolar, onde a professora Maria José Alves contou uma história relacionada com este tema.
Foi uma manhã muito diferente, na qual os alunos do 6º E “viraram” padeiros!

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Como sabemos, no dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.

Este dia é, atualmente, celebrado em mais de 150 países para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à alimentação e nutrição.

Desde 1981, o Dia Mundial da alimentação adotou um tema diferente a cada ano, a fim de destacar as áreas necessárias para a ação e fornecer um foco comum na sociedade. O tema de 2021 é “As nossas ações são o nosso futuro - melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”

Uma alimentação saudável é muito importante. Possuir uma alimentação natural que tenha óptimos nutrientes ajuda a ter uma vida longa e saudável.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, o PAPES, em colaboração com a Eco-Escolas, decidiu aproveitar esta data para apelar/sensibilizar para o consumo de fruta. Foi solicitado aos alunos que trouxessem, na semana de 11 a 15 de outubro, uma peça de fruta que deveria ser consumida no primeiro intervalo da manhã (para os alunos do turno da manhã) ou no primeiro intervalo da tarde (para os alunos do turno da tarde).

Achei muito interessante esta iniciativa da PAPES em colaboração com a Eco-Escolas, visto que imensas pessoas deixam alimentos saudáveis, como a fruta, de lado em vez de os consumirem.

Imagem retirada de: https://www.sns24.gov.pt/guia/alimentacao-saudavel/
Miguel Raposo - 9.º C

Aquela Paisagem

 “Aquela paisagem”

Durante a minha viagem para a aldeia, encontrei uma paisagem maravilhosa de vastos campos muito verdes e, ao fundo, umas montanhas altas, com o nascer do Sol a subir por entre os vales. O céu estava coberto de tons de laranja e amarelo, com nuvens avermelhadas como cerejas.

Em primeiro plano, existia uma pequena cabana de madeira, bem antiga, e com um teto baixo. À sua esquerda, avistavam-se pinheiros e, mais atrás, entre a casa e as árvores, uma vila pacata e acolhedora.

Na vila, havia uma igreja, com uma torre bem alta e com uns pinheiros a rodeá-la. À sua volta, existiam casas espaçosas, mas, ao contrário da cabana de madeira, estas habitações eram feitas de pedra. O brilho do Sol a tocar nos telhados das casas e a refletir nas janelas destas, fazia com que parecesse que vários pirilampos e fadas estavam a voar por esta paisagem feérica.

Quando o Sol já estava alto, o céu mudara de cor para azul, com as nuvens brancas como a neve. Então, eu decidi voltar à minha viagem e despedir-me daquela paisagem maravilhosa. 

Diana Matos, n.º 6, 8.º A

Clube de Culinária


 

Outono na Soares dos Reis

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

 Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).


Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2021, dia 25/10.

O tema do MIBE 2021 “Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo” é baseado no tema da Conferência da IASL de 2021 “Uma rica tapeçaria de prática e pesquisa ao redor do mundo.” A expressão “Era uma vez…” transporta-nos imediatamente para o mundo mágico dos livros, através do qual partilhamos a vida de fadas, duendes e muito mais. Existem histórias que foram transmitidas há muito tempo, de geração em geração, e que nos ensinam sobre os valores humanos e a cultura. Vamos ligar-nos e aprender mais sobre diferentes países de todo o mundo, através das histórias.

Este ano, convidamos a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura, bibliotecas escolares, contos de fadas e contos tradicionais. Esperamos que o MIBE 2021 seja uma celebração mundial maravilhosamente criativa e imaginativa da biblioteca escolar. O tema pode ser interpretado de várias maneiras, mas seja qual for a forma que escolhermos, ele enfatiza a importância das bibliotecas escolares.

VISITA A TUA BIBLIOTECA ESCOLAR!

Está à tua espera  uma coleção de livros de contos tradicionais de de todo o mundo. 

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Visitas às Grutas de Santo António

“Visita às Grutas de Santo António”

Queridos colegas, no passado dia 5 de outubro, tive o privilégio de visitar as Grutas de Santo António. Segundo dizem, são as grutas mais belas de Portugal! Estas situam-se muito próximas da Gruta dos Alvados, em Fátima, à qual não tive a possibilidade de ir. Foi uma experiência que nunca irei esquecer. 

As grutas de Santo António foram descobertas em 1955. Segundo reza a lenda, dois homens que tentavam apanhar um pássaro entraram, acidentalmente, nesta gruta. Assim se descobriram as Grutas de Santo António, que ocupam uma área aproximada de 6 000 metros quadrados. A sua sala maior mede 80m x 50m e a altura máxima é de 43 metros. 


 Esta gruta dispõe de uma chaminé pela qual ventila o ar, sabendo que a temperatura se mantém entre os 16 e os 18 graus. Nela, existem estalactites, estalagmites e colunas. A única mão humana que esta tem, como acontece em todas as outras do país, é iluminação artificial. 

Há alguns anos, as visitas não tinham qualquer acompanhante e, por mau comportamento das pessoas, que começaram a partir estalactites e estalagmites, aquelas passaram a ser acompanhadas de um guia.

Atualmente, a visita inicia-se pelo túnel artificial, que desce até uma primeira sala onde se pode admirar o grande lago natural, para o qual as pessoas podem atirar moedas e pedir um desejo. Mais adiante, existe uma estreita passagem, que depois se abre numa sala monumental e única, cuja dimensão e beleza a tornam invulgar. Continua a ser considerada, pelos especialistas, como uma das mais belas e ricas da Europa.

No final da visita, tivemos a surpresa de um amigo, um morcego bebé! Estes habitam a gruta desde sempre… não se pode dizer que estejam habituados aos humanos, mas isso vai lá com o tempo!

 
Texto: Letícia Morais, 8.º A, n.º 19

Uma Viagem a Trás- os -Montes

 “Uma Viagem a Trás-os-Montes”

Durante a minha viagem a Trás-os-Montes, mais especificamente a Freixo de Espada à Cinta, vi paisagens lindíssimas!

O que se destacava naquele cenário eram as montanhas cheias de árvores, com folhas de um verde vivo, a acenar ao vento. Também passei por uma aldeia exígua, com pequenas casas de madeira de pinheiro e uma igreja.

O céu estava completamente deslumbrante, bem alaranjado, por ser o final do dia, porém, com algumas nuvens.

Ao fundo, era possível avistar um rio longo e azul, que refletia o pôr do sol, dando um toque de alegria àquele lugar.

Com toda a certeza, tratava-se de uma paisagem inesquecível! 

Inês Esmeriz, n.º 13, 8.º A


Alimentação Saudável - Vamos alimentar esta Ideia?

“Alimentação Saudável – Vamos alimentar esta ideia?”


Todos sabemos que devemos optar por fazer uma alimentação saudável, no entanto, a azáfama do dia a dia, os compromissos, o stresse e a falta de disciplina, impedem-nos muitas vezes de cumprir esse plano.

Se pensam que comer de forma saudável é fazer dieta, não comer, ou passar fome, estão totalmente enganados! Comer bem é saber escolher o que o nosso corpo precisa, de acordo com a idade e a hora do dia. Comer bem é privilegiar os alimentos mais simples, menos processados (que são aqueles que têm aditivos e conservantes perigosos) e mais nutritivos, ou seja, os que correspondem melhor às necessidades das células do nosso corpo.

Comer bem é termos o estômago a trabalhar regularmente, ingerindo os nutrientes certos, para que não sintamos fome, nem fiquemos com desejos de comidas rápidas, cheias de gordura e açúcares. Comer bem é ganhar, mas não na balança!

Podemos cuidar de nós, de forma simples, seguindo os seguintes conselhos:

- Não saltar refeições! A sensação de fome leva-nos a cometer erros que nos deixarão doentes, no futuro, e com mais peso do que o desejável.

- Fazer refeições variadas e equilibradas! Quanto mais colorido estiver o nosso prato, melhor!

- Nunca esquecer de comer, pelo menos, três peças de fruta por dia! As vitaminas são importantíssimas para a saúde dos ossos, olhos e demais órgãos.

- Privilegiar os legumes e as frutas da época, pois são os mais saborosos e com a qualidade nutricional mais correta.

- Hidratação! Beber bastante água ao longo do dia melhora a pele, regula a temperatura, ajuda o intestino a funcionar melhor, ajuda a reduzir a gordura no sangue e dá-nos bem-estar.

Podemos melhorar a nossa saúde e a nossa vida, se nos alimentarmos saudavelmente, por isso, Alimentemos esta ideia! 




Beatriz Sousa, 8º B, N.º 4




sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Caminhar pela Serra da Estrela

“Caminhar pela Serra da Estrela”

Ao caminhar pela Serra da Estrela, parei no cimo de um monte, onde observei uma paisagem que nunca mais irei esquecer.

Primeiro, observei um pôr do sol que parecia ter colorido as nuvens de cor de rosa e altas montanhas que escondiam o astro rei.

Em primeiro plano, avistámos uma pequena e escura casa de madeira, que, provavelmente, ninguém habitava.

Eu estava sentada neste pequeno jardim, no alto do monte, mesmo ao lado dela, numa manta de tecido, a tentar desenhar a paisagem, ao som do chilrear dos pássaros.

Ao fundo, avistei uma pequena aldeia, com pequenas casas. O ponto mais alto era uma igreja, onde se ouvia tocar o sino de hora a hora.

No meio de uma aldeia tão simples, o que mais me impressionou foi o olhar humilde das pessoas, que se percebia que eram felizes naquele lugar realmente fantástico! 

Sinceramente, gostava de estar no lugar delas, era um bom sítio para se ter um momento em família, longe da cidade. Esta não era aquela paisagem era “A paisagem".

Erica Santos, n.º 9, 8.º A 

Ilíria

“Ilíria”

Esta paisagem representa uma pequena vila no Vale do Promissor, chamada Ilíria.

Em primeiro plano, antes de entrar na povoação, há uma exígua casa, feita de madeira de carvalho, e um telhado com telhas velhas. Em redor da casa, é possível ouvir-se o canto dos pássaros e o vento a soprar.

Na vila, há uma pequena capela construída em pedra, com uma alta torre e um sino. As casas são todas em madeira e a maior parte possui um grande jardim circundante.

À direita do povoado, há uma imponente floresta, com criaturas majestosas e plantas apenas vistas no Vale do Promissor.

Ao fundo, veem-se grandiosas montanhas, que dão vida a Ilíria.

Sob o horizonte, é possível apreciar o belo crepúsculo!

Hugo Silvestre, n.º 12, 8.º A

A Paisagem

“A paisagem”

Nestas férias, passei por uma aldeia na Serra da Estrela. Fiquei lá alojada durante cinco dias e vi diversas paisagens maravilhosas.

Numa delas, avistava-se, em primeiro plano, uma pequena casa de madeira escura como o chocolate, que aparentava estar abandonada. Algumas árvores e flores estavam espalhadas pela erva verde como as ervilhas.

Em segundo plano, observava-se a aldeia, que parecia ser silenciosa, com diversas casas, vários tipos de vegetação e uma grande lagoa feérica.

No horizonte, vislumbravam-se algumas montanhas enormes, com diversas árvores, e céu estava avermelhado, com nuvens que pareciam cerejas.

Gostei muito desta viagem, pois vi paisagens lindíssimas!

Sara Nogueira, n.º 28, 8.ºA

O Som da Natureza

“O Som da Natureza”

Era uma aldeia exígua, no meio de um vale, iluminada pela frouxa luz da tarde e rodeada de árvores, no meio de um grande campo de erva verde.

Mais afastada dessa aldeia, existia uma casa de madeira que ficava escondida na sombra das árvores. Durante o dia, parecia não ter vida, mas, durante a noite, no meio de toda a escuridão, via-se uma janela que mostrava a luz e a felicidade daquela cabana.

A adornar o céu pintado com fogo, estavam as nuvens, que pareciam algodão doce. Ouviam-se as folhas, a baterem umas nas outras, empurradas pelo vento e escutava-se o canto dos pássaros. As montanhas eram altas e estavam vestidas de verde.

Aquele lugar era surreal, afastado da destruição que o humano causa. Não se ouviam carros a apitar ou pessoas a falar. Só se ouvia o som da Natureza…

Maria Luísa Marques, n.º 22, 8.º A 

terça-feira, 12 de outubro de 2021

O Paraíso

“O Paraíso”

Aquela paisagem era, sem dúvida, um paraíso!

Mesmo perto de mim, viam-se árvores de todos os géneros e feitios. Eram verdejantes, imponentes, de um tamanho incrivelmente grande.

Olhando para baixo, encontrava-se uma pequena aldeia com casas brancas e telhados de um laranja tão brilhante que nem se conseguia notar a diferença entre telhas. No centro da aldeia, existia uma igreja pequena e majestosa, que a enchia de vida.

Se olhasse para cima, observava umas montanhas enormes, irregulares e de um verde deslumbrante. Porém, o que mais me emocionou foi o céu. O céu por detrás das montanhas brilhava tão intensamente que até ofuscava os olhos de tanta clareza. Aquele céu lembrava um fogo intenso, aquele fogo que brilha e reluz todo o dia…

Esta foi, sem dúvida, a minha imagem do paraíso.

Letícia Morais, 8.º A, n.º 19

sábado, 9 de outubro de 2021

Dia Mundial da Música


No dia um de outubro de dois mil e vinte e um, festejou-se o quadragésimo sexto dia mundial da música.

   Esta data foi instituída em mil novecentos e setenta e cinco pela International Music Council, uma instituição fundada em mil novecentos e quarenta e nove pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

   Este dia é amado por todos os músicos, artistas, professores de música, compositores, maestros, mestres e muitos outros que vivem com a música no seu dia a dia.

Os principais objetivos desta efeméride prendem-se com a promoção da arte musical em todas as áreas da sociedade, a divulgação da diversidade musical e o incremento de um avanço no ensino musical.

   Todos os anos, o dia um de outubro é comemorado com imensos concertos de música por todo o mundo, levados a cabo por  instituições,  escolas de ensino artístico ou indivíduos ligados à música, dado que esta é uma das formas de arte mais adorada pelas pessoas.

   Este dia é reservado a todos aqueles que trabalham ou trabalharam para trazer música para o nosso quotidiano, desde os cânones da música clássica como, por exemplo, Beethoven, Bach, Chopin, Mozart, etc... até aos músicos que ouvimos todos os dias na rádio!

Sara Pinho, 9ºA, N.º24

Fotografia: @intermezzo no pinterest
Fontes de Informação: http://xmusic.pt

Dia Europeu do Desporto na Escola



Na Semana Europeia do Desporto e integradas no “Dia Europeu do Desporto na Escola”, decorreram, no passado dia 24 de setembro, neste Agrupamento, atividades ligadas às modalidades que a escola desenvolve no âmbito do seu programa de Desporto Escolar (Badminton, Boccia, Voleibol e Xadrez). Os alunos das diferentes turmas, nas aulas de Educação Física, tiveram a oportunidade de experimentar a prática destas modalidades e visualizar vídeos e fotos das mesmas. Participaram cerca de 650 alunos neste evento, ao longo de todo o dia.














 Modalidades a desenvolver ao longo do ano letivo e respetivos horários: