sexta-feira, 31 de outubro de 2025

 

Visita à Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida

Cumprindo a promessa que fiz no início deste ano letivo, enquanto Presidente da Comissão Administrativa Provisória, visitei hoje a Escola Básica Joaquim Nicolau de Almeida, uma escola que honra o nome do ilustre vereador da Câmara Municipal de Gaia no início do século XX, um homem cuja dedicação à educação e à formação das gerações do seu tempo deixou marca e merece, por isso mesmo, ser lembrado com respeito e gratidão.

O dia estava cinzento, chuvoso e húmido, mas bastou entrar na escola para perceber que o ambiente era tudo menos isso. Fui recebido com simpatia e boa disposição pelas Assistentes Operacionais, algumas já conhecidas, que em tempos trabalharam na escola-sede. As teias de aranha que vi logo à chegada não denunciavam desleixo, eram parte da decoração alusiva ao Halloween, que se vivia em pleno e com grande entusiasmo.

A escola, apesar de não ser nova, tem um ambiente leve, fresco e acolhedor. O espaço está muito bem pensado para o fim que serve. Os cobertos, embora não muito grandes, são suficientemente amplos para permitir que as crianças brinquem à vontade nos intervalos, mesmo em dias chuvosos. O recreio exterior, por sua vez, é espaçoso e organizado, pena o campo polivalente estar temporariamente inativo devido ao mau estado do piso. No entanto, estou relativamente tranquilo por saber que já existe um procedimento concursal da autarquia para a sua reparação. Estamos todos ansiosos por ver aquele espaço novamente cheio de vida, risos e movimento.

Coincidiu esta visita com as comemorações do Halloween. As crianças estavam irreconhecíveis nos seus disfarces, assustadores, é certo, mas acima de tudo criativos e divertidos. As salas estavam decoradas a rigor e também as professoras tinham pequenos detalhes alusivos à data. Era bonito ver a escola transformada, cheia de cor e imaginação.

Mas o momento mais marcante do dia foi outro: a despedida do Sr. Vítor, funcionário de longa data do nosso agrupamento, que se reformou hoje. Houve festa, aplausos e emoção. As crianças chamavam pelo seu nome, entregaram-lhe presentes e um livro cheio de desenhos feitos por elas próprias, retratos sinceros dos gestos de carinho que o Sr. Vítor sempre lhes ofereceu. Foi um momento simples, mas profundamente bonito. Porque, no fundo, a escola é isto: é o amor que nasce nas relações entre todos, alunos, professores, assistentes, famílias. É nas interações diárias, nas brincadeiras, nos afetos e nos gestos de reconhecimento que se aprende a ser e a estar.

Hoje vi crianças felizes, professores empenhados, assistentes operacionais orgulhosas de pertencerem a esta comunidade. Vi sorrisos genuínos, daqueles que não se forçam. E percebi, mais uma vez, que a escola é muito mais do que paredes, horários e planos de aula, é um lugar onde se constroem pessoas e se fortalecem laços.

Saí da Escola Joaquim Nicolau de Almeida com o coração cheio. Levo comigo a vontade de voltar, e essa é, talvez, a melhor prova de que foi um dia especial.

O Presidente da CAP

Fernando Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário