Visita
de Estudo ao Planetário
No
dia quinze de janeiro, saímos da escola às catorze horas, para irmos ao Planetário.
Fomos em duas camionetas: o 7.º A e o 7.º B numa e o 7.º C na outra.
Fomos em duas camionetas: o 7.º A e o 7.º B numa e o 7.º C na outra.
A viagem demorou cerca
de quinze minutos. Durante esse tempo, houve alunos a ouvir música, a jogar no
telemóvel, a conversar…
Chegados
ao Planetário, fomos para um espaço aberto, onde pudemos apreciar alguns
cartazes sobre os diversos planetas do sistema solar, estrelas, galáxias, etc. Vimos,
também, uns legos de astronautas onde colegas meus tiraram fotos. Ao lado,
estavam algumas mesas e uma “bola” gigantesca que ia até ao teto. Ficámos lá
durante algum tempo e, depois, fomos encaminhados para dentro dessa “bola”.
Esse
espaço era, na verdade, uma sala com cadeiras que se reclinavam e, nas quais,
muito confortavelmente, assistimos a alguns vídeos sobre o espaço. O teto, em
forma de circunferência, foi bem pensado, porque proporciona um efeito
extraordinário, como se estivéssemos mesmo no espaço ou a ver um filme em 3D.
O primeiro vídeo era sobre uns meninos e uma mulher que observavam o espaço com um telescópio. Eles falavam estre si e, então, a senhora explicou os diferentes tipos de telescópios, planetas, galáxias e determinadas curiosidades sobre os mesmos. Eu gostei desse vídeo, devido à forma como foi projetado e não tanto pelo conteúdo, porque a maioria dos assuntos já tinham sido trabalhados na disciplina de Físico-Químicas. Contudo, mesmo assim, foi interessante! Depois desse vídeo, houve um outro que falava do céu à noite e cuja locução era do próprio astrónomo do Planetário. Eu gostei muito, porque ele falou das constelações e das estrelas.
O primeiro vídeo era sobre uns meninos e uma mulher que observavam o espaço com um telescópio. Eles falavam estre si e, então, a senhora explicou os diferentes tipos de telescópios, planetas, galáxias e determinadas curiosidades sobre os mesmos. Eu gostei desse vídeo, devido à forma como foi projetado e não tanto pelo conteúdo, porque a maioria dos assuntos já tinham sido trabalhados na disciplina de Físico-Químicas. Contudo, mesmo assim, foi interessante! Depois desse vídeo, houve um outro que falava do céu à noite e cuja locução era do próprio astrónomo do Planetário. Eu gostei muito, porque ele falou das constelações e das estrelas.
Quando
acabaram esses vídeos, ficámos separados por grupos. O meu grupo foi para um
auditório pequeno, onde outro astrónomo orientou uma atividade. Ele falou-nos
das diferentes cores que o Sol tinha e de curiosidades sobre o mesmo, porque,
nesse dia, era suposto vermos, com uns telescópios próprios, o Sol, mas, como
estava nublado, não foi possível.
Seguidamente,
fomos para uma sala, onde nos esperava outro colaborador. Essa sala tinha
quatro mesas. Em cada uma estavam colocados os seguintes utensílios: um pequeno
quadro de cortiça, uma lanterna, uma rosa-dos-ventos, um globo e vários papéis
e lápis. Seguindo as indicações que nos foram dadas, tivemos de fazer algumas
atividades. Numa delas, eu fui o Sol e diverti-me bastante.
No final, recebemos uma folha com instruções para fazermos, em casa, um relógio de Sol.
No final, recebemos uma folha com instruções para fazermos, em casa, um relógio de Sol.
Depois,
fomos todos ao bar e ficámos lá a conversar e a lanchar.
Finalmente, dirigimo-nos às camionetas e regressamos à Escola Soares dos Reis.
Finalmente, dirigimo-nos às camionetas e regressamos à Escola Soares dos Reis.
O
Planetário foi muito divertido! Gostei muito e iria lá outra vez!
Sem comentários:
Enviar um comentário