quinta-feira, 7 de junho de 2012

EB Soares dos Reis

No passado dia 2 de junho, o Clube de Tempos Livres do Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, levou a cabo mais uma das atividades previstas no Plano Anual de Atividades. Desta vez, realizamos uma prova de orientação na montanha em Corno de Bico, no Concelho de Paredes de Coura.
A atividade estava prevista para começar bem cedo na Escola Básica Soares dos Reis, no entanto, um imprevisto levou a que começasse um pouco mais tarde. Eram nove horas quando demos início a esta grande aventura em direção a Corno de Bico, que fazia adivinhar um dia repleto de grandes emoções. Pelo meio fizemos uma paragem em Paredes de Coura para “ganhar” forças. Eram quase onze horas quando começámos a prova de orientação. “Partimos do pequeno lugar de Túmio, precisamente onde a estrada de alcatrão é substituída pelo caminho empedrado de acesso ao centro do lugar que ainda conserva alguns aspetos interessantes da arquitetura tradicional do Alto Minho. Daqui, seguimos o caminho até desembocar numa bifurcação de caminhos em terra. Seguimos o caminho da esquerda, que nos levou ao interior da floresta do Corno de Bico, composta por uma vasta e densa mancha de carvalhos (Quercus robur). Durante o percurso constatamos a elevada diversidade de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, que, no seu conjunto, constituem o habitat essencial para inúmeras espécies do reino animal. O caminho desemboca na estrada florestal, que percorreremos por poucos metros, para depois seguirmos um caminho em terra que nos conduziu pelo Alto do Espinheiro até ao culminar deste percurso no Corno de Bico, que ostenta um marco geodésico à cota de 883 metros. Deste miradouro natural, rodeado de blocos graníticos, pudemos apreciar uma majestosa paisagem que se abre, quer para o Vale do Rio Coura, quer para os Vales dos Rios Vez e Lima” (Clube Celtas do Minho, 2005). Depois de uma merecida paragem, onde fizemos um piquenique, continuamos por entre a floresta, até desembocarmos novamente na estrada florestal. Viramos à direita para, percorridos cerca de 2 km, virarmos à esquerda, pela Chã do Mouro. Pouco depois, estávamos no local onde teve início este percurso pela floresta da Paisagem Protegida do Corno de Bico. O percurso a pé teve a duração de 4 horas. Após o almoço realizámos uma visita à praia fluvial de Paredes de Coura. O regresso foi iniciado às 17.30 horas e chegámos a Vila Nova de Gaia às 19.15 horas.
A organização gostava assim de agradecer ao magnífico grupo de 24 professores e não só, pelo empenho, dedicação, boa disposição, alegria evidenciados durante toda a marcha e, em particular, ao professor António Marú, pela disponibilidade e profissionalismo demonstrados no apoio à organização desta atividade e à Direção da Escola pelo constante incentivo para a realização destas ações.
Parabéns a TODOS!!!
Os responsáveis pelo CTL,
Carlos Maia e Paulo Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário