quinta-feira, 24 de maio de 2012

EB Soares dos Reis

CRIANÇA COM DÉFICE DE ATENÇÃO E/OU HIPERACTIVIDADE
 Modificações na sala de aula
(A propósito da sessão realizada a 11 de abril de 2012, na escola sede)
  • O ambiente da sala de aula deve ser calmo;
  • A criança deve ficar sentada perto do professor;
  • Limite espaços abertos que possam encorajar comportamentos hiperativos;
  • Reduza os estímulos que levam à distração;
  • Estas crianças devem ter aulas preferencialmente de manhã, em turma reduzida;
  • Limite a quantidade de trabalhos escritos;
  • Não dê ênfase excessiva à apresentação e erros ortográficos e foque-se mais no conteúdo;
  • Ajude a criança a controlar os seus impulsos, lembrando-a com frequência que deve pensar antes de responder ou executar qualquer tarefa;
  •  Avise a criança de que deve sempre reverificar os trabalhos, antes de os entregar; 
  • Promova o desempenho em áreas fortes; 
  • Reforce comportamentos e desempenhos adequados em público e privado; 
  • Não peça publicamente à criança que execute uma tarefa que seja difícil para ela; 
  • Foque a sua atenção mais no reforço positivo;
  • Mantenha instruções verbais curtas, claras e repita sempre que necessário; 
  • Forneça instruções escritas (revistas oralmente), para tarefas de múltiplos passos;
  • Reduza o trabalho escrito até aos limites de capacidade e tempo de atenção do aluno;
  • Estabeleça um “contrato” formal de ganhos e perdas para reforçar comportamentos positivos;
  • Recompense progressos;
  • Estabeleça rotinas diárias;
  • Eleja como alvo apenas alguns comportamentos inaceitáveis de cada vez, estabelecendo consequências claras e consistentes;
  • As consequências, não devem ser publicamente humilhantes. Gestos ou sinais pré-combinados podem ser formas de avisar a criança que o seu comportamento está a “passar das marcas”, antes que sofra consequências;
  • O apoio às suas dificuldades na aprendizagem deve ser em sessões curtas de acordo com o seu tempo de atenção
Fátima de Sá Lourenço (Psicóloga Educacional)
Dr.ª Ana Silva (Técnica de Educação Especial e Reabilitação)

Sem comentários:

Enviar um comentário