CRIANÇA COM DÉFICE DE ATENÇÃO E/OU HIPERACTIVIDADE
(A propósito da sessão realizada a 11 de abril de 2012, na escola sede)
- O ambiente da sala de aula deve ser calmo;
- A criança deve ficar sentada perto do professor;
- Limite espaços abertos que possam encorajar comportamentos hiperativos;
- Reduza os estímulos que levam à distração;
- Estas crianças devem ter aulas preferencialmente de manhã, em turma reduzida;
- Limite a quantidade de trabalhos escritos;
- Não dê ênfase excessiva à apresentação e erros ortográficos e foque-se mais no conteúdo;
- Ajude a criança a controlar os seus impulsos, lembrando-a com frequência que deve pensar antes de responder ou executar qualquer tarefa;
- Avise a criança de que deve sempre reverificar os trabalhos, antes de os entregar;
- Promova o desempenho em áreas fortes;
- Reforce comportamentos e desempenhos adequados em público e privado;
- Não peça publicamente à criança que execute uma tarefa que seja difícil para ela;
- Foque a sua atenção mais no reforço positivo;
- Mantenha instruções verbais curtas, claras e repita sempre que necessário;
- Forneça instruções escritas (revistas oralmente), para tarefas de múltiplos passos;
- Reduza o trabalho escrito até aos limites de capacidade e tempo de atenção do aluno;
- Estabeleça um “contrato” formal de ganhos e perdas para reforçar comportamentos positivos;
- Recompense progressos;
- Estabeleça rotinas diárias;
- Eleja como alvo apenas alguns comportamentos inaceitáveis de cada vez, estabelecendo consequências claras e consistentes;
- As consequências, não devem ser publicamente humilhantes. Gestos ou sinais pré-combinados podem ser formas de avisar a criança que o seu comportamento está a “passar das marcas”, antes que sofra consequências;
- O apoio às suas dificuldades na aprendizagem deve ser em sessões curtas de acordo com o seu tempo de atenção.
Fátima de Sá Lourenço (Psicóloga Educacional)
Dr.ª Ana Silva (Técnica de Educação Especial e Reabilitação)
Dr.ª Ana Silva (Técnica de Educação Especial e Reabilitação)
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