quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

LENDA DE GAIA

O que é uma lenda?
Lenda é uma história fantasiosa transmitida através dos tempos. As lendas combinam fatos reais e históricos, com factos irreais que são simplesmente produto da imaginação humana.
As lendas dão explicações aceitáveis, para coisas que não têm explicações cientificamente comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

A lenda de Gaia
Esta lenda conta que por volta do século X, o Rei Ramiro II de Leão se apaixonou por uma linda moura, irmã de Alboazer Albocadam, esse rei mouro possuía as terras que iam de Gaia a Santarém.
Com a ideia de pedir a moura em casamento, Rei Ramiro, decidiu estabelecer paz com Alboazer, para pedir a sua irmã em casamento, todavia não foi aceite, pois nunca a daria a um cristão e a mesma já estava prometida ao Rei de Marrocos.
Rei Ramiro foi-se embora parecendo que tinha acatado a recusa; porém, decidiu raptar a princesa. Quando Alboazer deu pela falta da irmã, foi logo atrás dela, apanhando-a no cais de Gaia. Contudo, foi derrotado por Ramiro que a levou para Leão baptizando-a com o nome de Artiga.
Alboazar para se vingar deste raptou a sua legítima esposa D.Aldora. Rei Ramiro quando soube do roubo, ficou louco e na companhia de seu filho D.Ordonho, dirigiu-se logo para Gaia com os seus reforços. Quando lá chegaram Ramiro disfarçou-se de mendigo e, dirigindo-se a uma fonte, encontrou uma das aias de D.Aldora. Pediu-lhe um pouco de água e aproveitou para deitar no recipiente meio camafeu. Conhecendo a jóia, D.Aldora mandou ir buscar o rei disfarçado de mendigo e, por vingança, entregou-o a Alboazar.
Sentindo-se perdido, o rei Ramiro, pediu para ter uma morte pública, avisando o seu filho com o corno de caça. Apercebendo-se do sinal do pai, D.Ordonho foi logo para o castelo com os seus reforços e juntos mataram Alboazar e o seu povo, levando D.Aldora para o barco e atirando-a para o mar amarrada a uma corda. Voltaram para Leão e o Rei casou-se com a princesa Artiga.

Fonte: Wikipedia.pt

Joana Andreia Rodrigues Araújo - nº 12, 6ºA

Sem comentários:

Publicar um comentário