segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ANO INTERNACIONAL VOLUNTARIADO

Ano Internacional do Voluntariado – Vamos ajudar?

Podemos definir voluntariado como o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.’

Toda a gente pode ajudar, trata-se de não aceitar os preconceitos e de não ficar indiferente. Há vários tipos de acções: Angariação de bens alimentares, Campanhas de sensibilização e Voluntariado ao serviço de uma causa específica.

Mas para que os conceitos não se transformem em preconceitos existem regras; Chamemos-lhes directrizes para ajudar e saber ser ajudado. Na página de entrada do concelho nacional para a promoção do voluntariado encontrámos alguma que se baseiam no respeito mútuo, não obstante, a humildade. Para realmente ajudar, os voluntários devem desenvolver um trabalho de acordo com os seus conhecimentos, experiências e motivações, sendo sempre apoiados pela sociedade e ter um ambiente de trabalho favorável e em condições de higiene e segurança.
Em relação aos destinatários devem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e integral, motivando-os a participar activamente na sociedade.
É importante guardar sigilo sobre assuntos confidenciais, se assim for solicitado.

Há cada vez mais maneiras de ajudar, será devido a uma maior necessidade ou apenas à vontade partilhada por muitos de contribuir?

Para os que nunca tiveram a oportunidade de fazer a diferença, nunca é tarde para começar; Podem encontrar mais informações na Junta de Freguesia ou num Centro de Saúde. Mas, se alguma vez participaste numa destas acções ou conheces alguém que tenha participado, envia-nos o teu testemunho, para jornales2010@gmail.com e motiva outros a fazer o mesmo.


http://www.google.pt/imgres?imgurl; (28 Fev.2011)

Margarida Viamonte e Renata Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário