DIA MUNDIAL SEM TABACO
31 DE MAIO

A Língua Portuguesa É um símbolo de grandiosidade, É a nossa Língua Mãe, A nossa identidade. Tem difícil vocabulário, Tem complexa gramática. É um pouco intrincada Para quem não tem prática. Esta incrível língua Tem uma grande história. Um presente maravilhoso E um passado de glória. É uma língua de valência, Uma língua eterna. Todos nos devemos orgulhar Da nossa língua materna. Dia 5 de maio É o seu grande dia. Celebrado com reverência, Consideração e cortesia. |
Da nossa Língua Portuguesa Existem símbolos importantes. Desde artistas a escritores Com papéis marcantes. Gil Vicente e Luís de Camões, Vozes ativas de antigamente. Foram ambos excelentes escritores Com uma grande influência atualmente. A Língua Portuguesa É uma língua abençoada, Uma língua de apreço Que deve ser respeitada. Lara Oliveira - 9.º C
|
No dia 25 de maio, os alunos do 4.ºB, 4.ºC, 4.ºD e 4.ºE, que frequentam a EB do Cedro, visitaram a EB Soares dos Reis, no âmbito do Programa Vou para o 5.º Ano. Recebidos com muito carinho, por professores e funcionários, puderam experienciar novas atividades, espaços e serviços e a alegria e entusiasmo reinou.
Obrigada a tod@s!
O programa GAIAaprende+ estará em funcionamento como habitual, na interrupção letiva de verão que irá decorrer no período de 1 de julho a 9 de setembro, nos estabelecimentos de ensino designados como Polos.
As inscrições decorrerão de 1 a 17 de junho e deverão ser realizadas junto da instituição parceira do município, responsável pela gestão do programa em cada estabelecimento de ensino.
O programa GAIAaprende+i, estará em funcionamento de 4 de julho a 12 de agosto, na EB Fernando Guedes, em Avintes, e os Encarregados de Educação deverão efetuar a inscrição na Cercigaia, através dos contactos indicados, de 23 de maio a 3 de junho.
No seguimento da atividade realizada na “Semana dos Afetos”, atividade da responsabilidade do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), da Biblioteca Escolar (BE) e do Laboratório do Jogo (L.J), foram selecionadas 5 frases (uma por ano de escolaridade), as quais serão objeto do presente concurso de ilustração, para elaboração de um puzzle destinado a oferecer ao Lar de Santa Isabel |
É a tua vez de escolher tendo em conta a originalidade, a criatividade e a funcionalidade da ilustração. Obrigada pela participação! |
O dicionário define imaginação como a faculdade com que o nosso espírito e o cérebro criam imagens, representações e fantasias. Para mim, é um pouco diferente.
A imaginação é algo que nos permite viajar para um universo nosso, aquele que só nós podemos controlar e que nos permite fugir do mundo exterior. A meu ver, esta capacidade que o ser humano tem é o valor e a personalidade de cada um e a maneira como estes se expressam e se relacionam com os outros.
É em criança que aquela mais se desenvolve, onde as personagens dos contos de fadas ganham vida, onde o bem vence sempre o mal, onde dragões e unicórnios passam a ser nossos companheiros, nas viagens e aventuras por este paraíso mágico e único.
Por muito que pensem o contrário, quando nos tornamos adultos, não perdemos a imaginação. Ela apenas ganha outras características mais focadas no mundo real, adaptando-se ao quotidiano.
Graças à imaginação, todos conseguem comunicar e viver em harmonia, pois basta usá-la, para que o que nos rodeia fique mais sereno.
Letícia Morais, n.º 19, 8.º A
Uma das perguntas que mexe com o pensamento do Homem é:
Como será o futuro?
Muitas pessoas pensam no futuro como se fosse daqui a 50 anos, mas o futuro é o segundo que ainda não passou, mas que vai passar, é o que iremos fazer daqui a alguns minutos, algumas horas, alguns dias...
O futuro longínquo, esse sim, é daqui a muito tempo. Muita gente pensa que vão ser só avanços na ciência e na tecnologia, mas não. As alterações climáticas vão-se sentir, devido ao comportamento do Homem, hoje em dia, e, se não mudarmos os nossos comportamentos perante isso, as consequências vão ser maiores.
Na minha opinião, o futuro é uma incógnita, porque nunca sabemos o que realmente está para vir…
Leonor Pinho, n.º 18, 8.º A
Cada um de nós vê a vida de maneira diferente.
Uns veem-na como um conjunto de oportunidades, outros veem algo para criar memórias, para se divertirem e algumas pessoas não veem nada de especial.
Penso que, enquanto toda a gente importante para mim esteja feliz e saudável, já é uma razão para celebrar. As pequenas coisas ou ações, como ir a casa de um amigo, comer um gelado, comprar uma camisola nova ou receber um abraço também são importantes. Afinal de contas, são estas atitudes e práticas que melhoram o nosso dia sem percebermos.
Também acredito que o tempo passa rápido, as pessoas envelhecem, a vida muda e, mais cedo ou mais tarde, só nos vão restar recordações daquilo que fizemos.
Mafalda Silva, n.º 17, 8.º B
O título do meu texto foi o lema da Revolução Francesa e foi o grito dos franceses contra a opressão e a defesa da sua liberdade.
Também em Portugal se comemorou a revolução do dia 25 de abril, conhecida pela Revolução dos Cravos, que libertou o povo português de uma ditadura.
Contudo, ao ler e ouvir tantas notícias sobre as barbaridades que a invasão Russa provocou na Ucrânia, constato que, ao povo ucraniano, foi retirado esse bem - a liberdade.
Por que razão estão a permitir que se destrua um país e morra tanta gente?
Infelizmente, o tempo está a passar e a comunidade internacional não está a conseguir encontrar soluções eficazes para ajudar a resolver este conflito.
O povo ucraniano está em sofrimento e precisa da ajuda de TODOS NÓS.
Diana Bártolo, n.º 6, 8.º B
Português - Lição 100
João Braga - 9.º A
No dia 5 de maio de 2022, os alunos do sétimo ano de escolaridade, turma C,
viajaram pela Via Láctea usando o simulador 3D "Solar System Scope" (https://www.solarsystemscope.com/).
|
O After School é um programa sem fins lucrativos destinado a alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (6.º ao 9.º ano) e do Ensino Secundário (10º ao 12º ano), que pretende dar acesso a conteúdos avançados de Ciência e Engenharia de uma forma extracurricular. O acompanhamento da aprendizagem e a seleção do currículo são feitos pelo TreeTree2 e conta com a colaboração de alunos e professores do Instituto Superior Técnico, da Universidade do Porto e da Fundação Champalimaud. Inscrições até 29
de maio. |
"Os sonhos”
Para muitos, os sonhos são pensamentos de quando nos encontramos a dormir. Para mim, têm um significado diferente, como se fosse um sinal, algo em que nós realmente acreditamos e que, por vezes, acontece, pois é realmente bom ver realizado aquilo que imaginávamos durante muito tempo. Pode parecer estranho, mas, quanto mais meditamos sobre o assunto, mais sentido faz para nós.
![]() |
https://i.pinimg.com/474x/86/3d/f4/863df42772a6f497489ffe9731c796ce.jpg |
Os sonhos, às vezes, podem inspirar-nos a escrever. Para um músico, é compor. Para um cientista, será descobrir a fórmula que procurava. Resumindo, uma explosão criativa e um momento de reflexão.
Podemos pensar nos sonhos como uma fábrica: primeiro, são criados quando vamos dormir, depois, aparecem na vida real. Parece tudo tão propositado e é um trabalho somente realizado por nós mesmos!
Na minha opinião, os sonhos são fundamentais, para estimular a nossa criatividade e proporcionar-nos um momento de relaxamento ao fim do dia. Depois, contar aos outros e ver o quão engraçado eles podem ser. Isto se realmente nos recordarmos deles, pois 90% dos sonhos são esquecidos.
Lembrem-se de que sonhar é bom e todos já sonhamos alguma vez…
Érica Santos, n.º 9, 8.º A
"Mantendo a tradição iniciada em 2013, os sete dias escolhidos para a dinamizar são os de sempre: entre 3 de maio (dia Mundial da Liberdade de Imprensa) e dia 9 de maio.
Considerando os tempos que vivemos, e as aprendizagens e experiências de uma pandemia ainda ativa, nesta edição, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), promotor da operação, coloca a tónica na temática “Eu, as Redes Sociais e os media: que relação é esta”.
Assim, a Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento Soares dos Reis, desafia-te a participares nesta atividade - ENCONTRA OS PARES - tentando responder ao jogo no menor tempo possível.
NOTA: Deves proceder à indicação do teu nome da seguinte forma: Nome + Ano /Turma (ex: josé 5K).
![]() |
https://wordwall.net/play/32042/268/789 |
A inclusão através do desporto
Com o intuito
de promover a inclusão de todos e, para que todos os alunos pudessem
experimentar modalidades específicas e adaptadas para pessoas com deficiência,
os alunos puderam realizar atividades como Boccia,
Goalball, Polybat, Voleibol Sentado, Ciclismo - Handbike, Ciclismo Tandem
e Basquetebol de Cadeira de Rodas. O grupo de Educação Física acredita, que
desta forma, permitiu aos alunos
vivenciarem muitas das barreiras pelas quais estas pessoas vivem no seu dia a
dia, sendo através do desporto uma forma de alcançar o sucesso. Toda a
comunidade escolar teve também a possibilidade de visualizar, no início da
semana, um vídeo informativo e de sensibilização para esta temática e
exibições de dança (Tutting e Popping) realizadas por um elemento da nossa
comunidade, André Ferreira, assistente operacional da Biblioteca Escolar da
escola sede.
A adesão dos alunos a estas atividades foi fantástica,
participando com grande interesse e entusiasmo nas diversas dinâmicas
propostas. O grupo disciplinar de Educação Física considera que as expectativas
iniciais foram largamente ultrapassadas e que é, sem dúvida, uma experiência a
repetir e desenvolver, promovendo a sensibilização para as questões dos
direitos de todos à Educação e ao Desporto, uma ferramenta poderosa para
ultrapassar barreiras e construir uma sociedade mais inclusiva.
Grupo disciplinar de Educação Física
O presente perfeito