quarta-feira, 22 de abril de 2020

Dia da Terra 4

Vila Nova de Gaia, 22 de abril de 2020
A ti que me educas,
Olha à tua volta. O que vês? Talvez um Mundo estranho e deteriorado. Carros e lixo a mais por todo o lado e uma mancha de desperdício diante dos teus olhos, embora provavelmente a ignores, ou talvez tentes.
Se calhar, se comparares isso com imagens do passado, talvez te dês conta de quão má é a nossa espécie. É vergonhoso pensar que tudo isto é tão recente e que se agrava rapidamente quase sem ninguém a trabalhar para minimizar os estragos. E lembra-te: somos 7 000 milhões de pessoas a destruir a nossa Casa.
Para grandes males, grandes remédios. No entanto, bastam pequenos gestos diários para melhorarmos a nossa relação com a Natureza. Se 7 000 milhões de pessoas fizessem, pelo menos, um só gesto pelo planeta, seriam 7 000 milhões de bons atos.
Como fazer isso? Está tudo à tua frente. Há sempre algo a fazer pela Terra, nem que seja apanhar um pequeno resíduo que alguém deixou cair. Parece um gesto inútil, mas vale imenso para o bem-estar de todos. Só é necessário estar com atenção para Ver as coisas. Garanto-te que, quando começares, não irás querer parar, sentirás um desejo ardente de fazer sempre mais e mais. E, quando parares e olhares para o que ficou para trás, ficarás orgulhosa por ver o que fizeste.
Eu sei que, às vezes, pareço insistir vezes a mais neste tema, mas basta só desligar uma luz desnecessária, ou reciclar o que já não precisamos. É que, como uma vez alguém disse, Não há planeta B. Peço-te, por tudo, que cuides do teu (ainda) lindo planeta A.
Esperando contar contigo nesta missão de salvar a Terra,
João
João Braga  7.º A

Sem comentários:

Enviar um comentário