quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Rúbrica da equipa de jornalistas

Um pouco de história!

UM CARNAVAL DIFERENTE…
“CARNAVAL TRANSMONTANO”

Um dos mais tradicionais e genuínos carnavais de Portugal é o “Entrudo Chocalheiro”, em que os caretos animam aldeias transmontanas, como é o caso de Podence (Macedo de Cavaleiros), Ousilhão e Vila Boa (Vinhais), todas pertencentes ao distrito de Bragança.
A origem desta tradição perde-se no tempo, mas remontará à época pré-romana, sendo partilhada por outros locais em Trás-os-Montes e na vizinha Espanha. Diz-se que a tradição dos caretos já vem de há muitos séculos, ainda antes do Cristianismo e está associada a práticas mágicas, relacionadas com os cultos da fertilidade na agricultura.
E o que são os Caretos? Nos dias de Carnaval os Caretos circulam pelas ruas da aldeia, normalmente em grupos, em busca de raparigas para chocalhar. O chocalhar consiste numa dança em que o careto agarra a rapariga e abana a anca, batendo nesta com os chocalhos que trás à cintura. Nestes dias, os homens vestem trajes coloridos, com franjas de lã de cores vivas (quase sempre amarelo, verde e vermelho) que lhe cobrem todo o corpo. As máscaras dos Caretos são tradicionalmente feitas de metal, podendo também ser de couro ou madeira. Destaca-se o nariz pontiagudo e as cores vivas com que as pintam.
Sabias que nos dias em que os caretos saem à rua, as meninas solteiras ficam em casa a vê-los pela janela? Por isso, eles trepam pelas varandas acima, para ir ter com elas e fazer muito barulho, mexendo a cintura para lhes bater com os chocalhos! Outras das suas vítimas são os donos das adegas. Quando são apanhados, pegam-lhes ao colo e obrigam-nos a abrir as pipas de vinho para os caretos beberem.
Para os ajudar nas suas correrias e saltos por toda a povoação, os caretos usam também um pau ou uma moca, que lhes serve de apoio (e também lhes dá um ar mais assustador...). Aos caretos tudo se permite nos dias de Carnaval. Diz-se que o homem, ao vestir aquele fato, torna-se misterioso e seu comportamento muda completamente, ficando possuído por uma energia que não se sabe de onde vem.
Nas crenças das pessoas de Trás-os-Montes e da Beira Alta, existe qualquer coisa de mágico em todo o ritual da festa que permite aos caretos fazerem coisas que os outros não podem. Há alguns anos, as pessoas, nestes dias, trancavam as portas, com medo dos abusos dos caretos. Claro que hoje em dia eles são mais moderados, mas as suas correrias, o seu barulho e os seus gritos ainda surpreendem os mais desprevenidos.
Imagina ver isto ao vivo!
Eu que já vi, posso-vos dizer que é mágico, que nos deixa de boca aberta. É tão fantástico que os Caretos de Podence já foram convidados a irem apresentar-se à Eurodisney!

Para o ano visita Trás-os-Montes por esta altura e verás que te vais divertir!

Jornalista oficial do blog Jorn@lês:
Cristiana Morais nº5 do 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário