quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Visita ao Laboratório Aberto do IPATIMUP

   No dia dez de outubro de dois mil e dezasseis, segunda-feira, a turma do 6.ºA visitou o Laboratório Aberto do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto). Este Laboratório é uma iniciativa deste instituto apoiado pela Ciência Viva e com a colaboração da Câmara Municipal do Porto.
   A turma saiu, às catorze horas, da Escola Básica Soares dos Reis, localizada em Vila Nova de Gaia, na Rua Conceição Fernandes. Descemos essa rua em direção à Rotunda de Santo Ovídeo. Nessa estação passámos os nossos “Andantes” nos sensores e dirigimo-nos para a linha subterrânea do metro. Apanhámos a Linha D, ou Linha Amarela que faz a ligação entre o Porto (Hospital de S. João) e Vila Nova de Gaia (Santo Ovídeo) e que conta com dezasseis estações em funcionamento, (Santo Ovídeo, D. João II, João de Deus, Câmara de Gaia, General Torres, Jardim do Morro, São Bento, Aliados, Trindade, Faria Guimarães, Marquês, Combatentes, Salgueiros, Pólo Universitário, IPO - Instituto Português de Oncologia - e Hospital de São João).
   A turma percorreu grande parte do percurso da Linha Amarela e saiu na estação do Pólo Universitário. Já à superfície, logo vimos a Faculdade de Psicologia onde as caríssimas Professoras de História e Geografia de Portugal/Português e a Diretora de Turma nos indicaram o melhor trajeto para seguirmos, a pé, rumo ao destino final, o Laboratório Aberto do IPATIMUP. Este laboratório localiza-se no Centro de Recursos Educativos, na Rua do Tâmega.
  À entrada fomos muito bem recebidos pelas monitoras desse espaço de ciência e logo de seguida, dividimo-nos em dois grupos e cada uma das equipas dirigiu-se para uma das duas atividades que nos foram proporcionadas: uma sobre as células e a outra sobre os sistemas do nosso organismo. Terminada a primeira atividade, trocámos de espaços para usufruir da segunda experiência.
   No final despedimo-nos, levando para sempre as memórias e as aprendizagens desta visita.
   Já no exterior, voltámos a pé até à estação e fizemos o percurso ao contrário. Já na rotunda, subimos a Rua Conceição Fernandes até à nossa incrível escola.
   Ao terminar, a turma do 6.º A concluiu que este dia foi espetacular e que gostaríamos de realizar mais visitas deste tipo, onde aliamos aventura, divertimento e aprendizagem!

Trabalho realizado por: 
Diogo Pereira; Daniela Mendes; Rita Fernandes; Matilde Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário