sábado, 19 de novembro de 2016

Visita ao Porto

Pelourinho, Sé do Porto
No dia vinte e seis de outubro de dois mil e dezasseis, a turma do 6.ºA da Escola Básica Soares dos Reis, fez uma interessante visita de estudo, à vizinha cidade do Porto.
Painel de Azulejos - Estação de S. Bento. Porto
Por indicação da Diretora de Turma, professora Lurdes Pinto, a turma foi dividida em dois grupos, cada um com quinze alunos.
Saímos da escola, por volta das catorze horas e descemos a pé a Rua Conceição Fernandes, até à rotunda de Santo Ovídeo, onde apanhámos o metro.
Daí seguimos até à Estação de São Bento, já na cidade do Porto. Foi uma viagem curta, mas deslumbrante, sobretudo ao passarmos sobre o rio Douro, na ponte Luís I.
Chafariz, Rua Escura, Porto
Igreja de S. Francisco, Porto
Iniciámos a visita na estação de comboios de São Bento. Lá havia muita gente a movimentar-se de um lado para o outro. Trata-se de um edifício já antigo, mas muito belo. Nela se destacam painéis de azulejos, dedicados a temas históricos e pessoas importantes do país, da autoria do artista Jorge Colaço.
Árvore Genealógica de Jesse
De seguida, subimos à Sé Catedral, onde vimos apenas o seu exterior, destacando-se o seu Pelourinho em estilo rococó. Aparentando ser muito antigo, na verdade, o Pelourinho foi ali colocado em 1945, pela Câmara Municipal do Porto.
Do lado de baixo do Terreiro vimos um chafariz na Rua da Pena Ventosa. Este foi muito essencial, pois serviu para abastecer os habitantes e os animais dessa zona da cidade durante muito tempo. Foi concebido para ser colocado na Rua Escura, mas em 1940 passou para o local onde hoje se encontra, continuando a ser considerado popularmente como “O Chafariz da Rua Escura”.
Cemitério Catacumbal
Após isto, descemos pelas estreitas e alindadas ruas medievais até à igreja de S. Francisco. Visitámo-la, demoradamente, na companhia de um guia. Ficámos deslumbrados com a beleza daquele monumento, cuja visita se recomenda. Sendo tudo magnífico, há dois elementos que gostaríamos de destacar: a árvore genealógica de Jessé e o cemitério catacumbal onde estão expostas ossadas dos frades franciscanos e das quatro famílias que ajudaram na sua construção.
Alminhas, Ribeiro Porto
Ribeira do Porto
Finda a visita à igreja, lanchamos no seu exterior num local onde se avista o rio Douro.

Rua das Flores, Porto
Depois descemos até à Ribeira onde vimos o quadro das “Alminhas da Ponte”, que simboliza a tragédia que aí aconteceu a vinte e nove de março de mil oitocentos e nove, quando muitos portuenses tentaram atravessar a Ponte das Barcas para o lado de Gaia, fugindo das tropas francesas comandadas pelo Marechal Soult, aquando da 2.ª invasão.
A seguir passámos pela Rua das Flores onde vimos o exterior da igreja da Misericórdia do Porto, obra iniciada no século XVI.
Regressámos à escola de metro, onde chegámos ao final da tarde.
Concluindo, foi uma tarde muito instrutiva e divertida, que nos permitiu ficar a conhecer coisas tão diversas e fascinantes que não imaginávamos que existissem na nossa terra.

Trabalho realizado por: Mariana Rocha e Inês Sousa (6.ºA)