terça-feira, 20 de março de 2012

EB Soares dos Reis

De: O Velho Sobreiro
Vila Nova de Gaia, 22 de Janeiro de 2012
Meus queridos alunos da Escola Soares dos Reis:
Sou um sobreiro e esta bela floresta é a minha casa. Esta floresta é um bom sítio para se viver, com as suas flores de todas as cores e feitios, os seus riachos e claro, as suas árvores, minhas amigas e todas diferentes: os belos pinheiros, os grandes carvalhos, os tristes chorões, os cedros sempre elegantes e os eucaliptos com o seu agradável cheiro.
Mas nesta floresta, em tempos, por descuido ou por maldade, houve um grande incêndio que quase a destruiu. Foi necessário muito tempo e muito trabalho para que ela voltasse a ter a diversidade e a beleza que tem hoje. 
Nós, as árvores, somos muito importantes para que haja oxigénio no planeta e para que as temperaturas não fiquem muito altas fazendo com que o gelo dos pólos derreta provocando inundações. 
Eu sei que estou um pouco deslocado, pois não é habitual haver sobreiros no meio destas árvores, mas desta forma posso contribuir para a diversidade e a beleza desta floresta. 
Como sou único, as outras árvores respeitam-me pela importância que eu represento, pois da minha casca é possível fazer uma grande quantidade de coisas, tais como: rolhas, objectos decorativos, carteiras, roupa e, imaginem, até fatos espaciais! Das minhas bolotas posso alimentar alguns animais que as acham um manjar e, desta forma, posso contribuir para a economia das famílias e do país. 
A minha sombra é muito importante nos quentes dias de Verão. Nesta estação do ano, é com muita satisfação que eu e as minhas amigas, vemos as famílias com as suas crianças a fazerem as suas visitas à floresta. Às vezes fazem piqueniques, jogos e outras brincadeiras. Eu e as minhas amigas gostamos que deixem tudo muito limpinho, para evitar que possa haver outro incêndio, pois não dava jeito nenhum! 
Na Primavera, quando tudo está florido, formamos um belíssimo postal colorido. 
No Outono também temos uma beleza especial; com os vários tons todos misturados fazemos as delícias dos pintores que, com as suas paletas, tintas e pincéis, gostam muito de nos pintar.
No Inverno, como temos uma grande diversidade de árvores, conseguimos não nos transformar numa floresta despida, pois nem todas nós apresentamos folha caduca. 
Certo dia, recebemos uma visita de estudo muito especial. A Escola Soares dos Reis escolheu esta floresta para fazer uma visita de estudo da disciplina de Ciências da Natureza. Vieram muitos jovens, acompanhados dos seus professores e dos auxiliares. Os professores explicaram-lhes a importância da floresta e da sua diversidade, os nomes das várias plantas e árvores e a forma como estas transformavam o dióxido de carbono em oxigénio. 
Depois de terem aprendido muitas coisas bonitas sobre a floresta, os jovens fizeram jogos e brincadeiras no espaço que estava reservado para tal e, no fim do dia, ainda tiveram tempo para fazerem um belíssimo lanche partilhado! 
No final do lanche, todos os jovens se empenharam em deixar a nossa casa perfeitamente limpa e asseada de forma a respeitarem-nos a nós, árvores, às flores, aos animais e a toda a Natureza. Percebemos que aqueles jovens realmente gostavam de nós e nos respeitavam pela nossa importância e pela nossa beleza. 
Espero que tenham aprendido com tudo o que aqui leram e que respeitem sempre a nossa amiga natureza! 
Recebam um grande abraço deste vosso Amigo. 
O velho sobreiro
Mariana dos Santos Ribeiro Dias, nº 21, 5º C

Sem comentários:

Enviar um comentário