sábado, 25 de fevereiro de 2023

O Rapaz do Pijama às Riscas — Recensão


O Rapaz do Pijama às Riscas

Para mim, este livro é fantástico. Por um lado, encanta-nos pelo sentido da amizade mas, por outro, é revoltante pela injustiça que retrata.

A ação da obra decorre num dos períodos mais tristes da História da Humanidade, a Segunda Guerra Mundial. 

O livro apresenta um enredo fascinante, pois fala sobre duas crianças que tinham uma amizade pura, sem darem importância às diferenças sociais que existiam entre elas. Bruno era filho de pais nazis, enquanto Shmuel era judeu e estava preso, com a família, num campo de concentração, à guarda do pai do “amigo”.

A situação vivida pelos dois meninos é revoltante, porque custa a acreditar como é possível que algumas pessoas possam ser tão insensíveis e más para com as outras, apenas por não pensarem da mesma forma.

O Rapaz do Pijama às Riscas é um livro comovente e transmite-nos uma mensagem muito importante. Ensina-nos a não julgarmos os outros, nem discriminarmos ninguém.

É um livro que eu recomendo a todos.



Beatriz Queirós — 7.º A


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A Honestidade é Um Valor Raro

“A honestidade é um valor raro”


Ser honesto é ser sincero, leal, justo, íntegro e de confiança.

Sendo assim, de facto, é raro haver pessoas que sejam inteiramente honestas, e não falo dos casos que, todos os dias, vemos nas redes sociais, de fraudes e mentiras, deliberadas e com a intenção de prejudicar terceiros. Falo sim do facto de sermos honestos connosco próprios, de admitirmos os nossos erros, fraquezas e imperfeições, por forma a podermos evoluir como seres humanos.

Uma das causas para esta qualidade ser tão incomum é o medo de não ser aceite ou julgado pela sociedade, por sermos quem verdadeiramente somos e pelo que pensamos.  

  Para concluir, ser honesto, para além de significar o ato de dizer a verdade, também pode ser compreendido como sermos verdadeiros connosco próprios, reconhecer e dialogar com a nossa própria essência de maneira abrangente, clara e despida de julgamento e, a partir daí, aceitarmo-nos a nós próprios. 

Catarina Lopes, N.º 4, 9.º A


A Honestidade é Um Valor Raro

“A honestidade é um valor raro”


A honestidade é um valor fundamental em qualquer sociedade.

Infelizmente, é verdade que, em muitos casos, a honestidade é um valor raro.

Vivemos numa época em que a desonestidade é, muitas vezes, tolerada ou mesmo recompensada, seja na política, seja nos negócios ou nas nossas relações pessoais.

A desonestidade pode assumir muitas formas, desde pequenas mentiras até grandes fraudes. Infelizmente, na maior parte dos casos, é mais fácil mentir ou enganar do que ser honesto e transparente.

No entanto, a honestidade é fundamental para o dia a dia. Quando somos honestos, estabelecemos uma base de confiança com aqueles ao nosso redor, o que nos permite trabalhar juntos de forma mais eficaz e alcançar objetivos comuns. 

Resumidamente, é importante lembrar que a honestidade sempre prevalece a longo prazo. Eventualmente, a verdade sempre será revelada e aqueles que mentem ou enganam, geralmente, acabam por sofrer consequências.


Beatriz Duarte, N.º 3, 9.º A


sábado, 11 de fevereiro de 2023

Se Eu Fosse Jornalista


“Se eu fosse jornalista”

 

Se eu fosse jornalista,
Muito teria de fazer.
Poderia viajar por muitos países,
E o mundo inteiro conhecer.
 
Se eu fosse jornalista,
Teria de selecionar notícias de interesse geral
E, para manter as pessoas informadas,
Poderia apresentá-las no telejornal.
 
Se eu fosse repórter de terreno,
O meu dia já não seria tão pleno,
Caminharia muitos metros,
Para apanhar as notícias nos momentos concretos.
 
Teria sempre de fazer boa figura,
Não me podia descuidar,
Porque, a qualquer altura,
Teria uma câmara a filmar.
 
Para finalizar,
Com esta profissão,
O meu nível de cultura iria aumentar,
Mas, mesmo com esta vantagem,
Não podia deixar de estudar.

 

Bárbara Vieira, N.º 2, 9.º A



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

After School - março de 2023

Estão abertas as inscrições para os cursos After School de março:

  1. Biologia Molecular e Celular
  2. Relatividade

O After School é um programa sem fins lucrativos destinado a alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (6.º ao 9.º ano) e do Ensino Secundário (10º ao 12º ano), que pretende dar acesso a conteúdos avançados de Ciência e Engenharia de uma forma extracurricular. O acompanhamento da aprendizagem e a seleção do currículo são feitos pelo TreeTree2 e conta com a colaboração de alunos e professores do Instituto Superior Técnico, da Universidade do Porto e da Fundação Champalimaud.

Todos os meses abrem inscrições para novos cursos After School. Terminam a 26 de fevereiro as inscrições para os próximos cursos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Celebrar a Vitória, Defender a Paz


“Celebrar a Vitória, Defender a Paz”

Na semana de 23 a 27 de janeiro de 2023, esteve patente no polivalente da escola EB 2/3 Soares dos Reis uma exposição realizada no âmbito do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. 

Os alunos do 7.º A, acompanhados pela Diretora de Turma, tiveram oportunidade de a visitar e refletir sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o genocídio de cerca de seis milhões de judeus.

A exposição iniciou-se com os factos essenciais sobre esta fase terrível da nossa História: faleceram mais de 50 milhões de pessoas e muitas outras ficaram traumatizadas, estropiadas e feridas. Um resumo sobre essa época mostrou que o fascismo ocupou a Alemanha, França, Itália, Hungria, Polónia, Roménia, Bulgária, Áustria, Espanha e Portugal.

Com a derrota do fascismo na maioria dos países e o fim da Segunda Guerra Mundial, 8 de maio de 1945, as forças antifascistas, patrióticas e democráticas criaram a Organização das Nações Unidas para preservar a Paz e assinar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Novos direitos e regras foram anunciados. No entanto, continuaram a existir ameaças à paz.

Com esta exposição, todos tivemos oportunidade de aprender mais sobre o Holocausto e como valorizar e defender a paz.



Eva Lopes e Martim Tavares – 7.º A