quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ida à ópera



No dia 9 de junho de 2021, tive a oportunidade de ir assistir à ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, no Coliseu do Porto.

Esta ópera tem apenas um ato, com o libreto de Giovanni Targioni-Tozzetti e de Guido Menasci e foi retirada da novela homónima de Giovanni Verga. Foi considerada a primeira a introduzir o realismo, em oposição ao romantismo.

A ação passa-se numa manhã de Páscoa, numa aldeia da Sicília e relata a história de Turiddu (noivo de Lola) e de Santuzza. Turiddu tinha ido prestar serviço militar e, enquanto isso, Lola casou com um rico camponês, Alfio. Quando Turiddu voltou, descobriu tudo. Para provocar ciúmes a Lola, este seduz Santuzza, mas, mais tarde, Lola acabou por se envolver novamente com Turiddu. Santuzza sentia-se despeitada e foi contar a Alfio o que a sua mulher tinha feito.  Este desafiou Turiddu para um duelo de faca. A ópera termina com um grito que anuncia a morte de Turiddu.

Eu gostei muito desta ópera, porque transmite muitos sentimentos como, por exemplo, paixão, traição, vingança… 

Apreciei, igualmente, o facto de ser uma ópera pequena, o que é bom para as pessoas que vão ver este tipo de espetáculo pela primeira vez.

Para finalizar, posso dizer que esta ópera é muito interessante. Recomendo que, se tiverem possibilidade, a vejam, porque vale muito a pena. 

Eu já estou empolgada para ver a próxima!


Maria Borges, 8.º A


Sem comentários:

Enviar um comentário