quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ida à ópera



No dia 9 de junho de 2021, tive a oportunidade de ir assistir à ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, no Coliseu do Porto.

Esta ópera tem apenas um ato, com o libreto de Giovanni Targioni-Tozzetti e de Guido Menasci e foi retirada da novela homónima de Giovanni Verga. Foi considerada a primeira a introduzir o realismo, em oposição ao romantismo.

A ação passa-se numa manhã de Páscoa, numa aldeia da Sicília e relata a história de Turiddu (noivo de Lola) e de Santuzza. Turiddu tinha ido prestar serviço militar e, enquanto isso, Lola casou com um rico camponês, Alfio. Quando Turiddu voltou, descobriu tudo. Para provocar ciúmes a Lola, este seduz Santuzza, mas, mais tarde, Lola acabou por se envolver novamente com Turiddu. Santuzza sentia-se despeitada e foi contar a Alfio o que a sua mulher tinha feito.  Este desafiou Turiddu para um duelo de faca. A ópera termina com um grito que anuncia a morte de Turiddu.

Eu gostei muito desta ópera, porque transmite muitos sentimentos como, por exemplo, paixão, traição, vingança… 

Apreciei, igualmente, o facto de ser uma ópera pequena, o que é bom para as pessoas que vão ver este tipo de espetáculo pela primeira vez.

Para finalizar, posso dizer que esta ópera é muito interessante. Recomendo que, se tiverem possibilidade, a vejam, porque vale muito a pena. 

Eu já estou empolgada para ver a próxima!


Maria Borges, 8.º A


De uma janela


De uma janela


De uma janela

Vejo muitas casas,

Vejo uma paisagem bela

Amuralhada de pedras.


São amarelas

São brancas e pretas,

Possuem muitas janelas

Estas casas belas!


De uma janela

Vejo uma casa numa colina,

Com porta e janela

Sempre muito cristalina.


De uma janela

De um castelo,

Não vejo nenhuma capela

Observo a paisagem no seu contexto mais belo!



Joaquim Filipe Nunes Pinto, 8ºA


Desporto Escolar

No âmbito da dinamização interna do Desporto Escolar, na semana de 14 a 18 de junho, todas as turmas da escola, nas respetivas aulas de Educação Física, participaram nos Torneios Interturmas - Competições de Skills, de diferentes modalidades, por ano de escolaridade.

O 5.º ano dedicou-se ao remate de futebol, o 6.º ano ao badminton, o 7.º ano esmerou-se nos lançamentos de Basquetebol, o 8.º ano no remate de Andebol e o 9.º ano, em duplas, no Voleibol.

Parabéns a todos os alunos pelo entusiasmo e empenho demonstrado, apesar de todas as condicionantes provocadas pela situação pandémica que estamos ainda a viver. 

As classificações obtidas foram as seguintes: 



A modalidade de Badminton - 6.º ano - tem dois vencedores (1.ª e 2.ª fases) uma vez que, nesta modalidade, o Torneio já se tinha iniciado no decorrer do 1.º período. Há sempre lugar para Campeões!











terça-feira, 29 de junho de 2021

Janelas com Luz...

Janelas com Luz ...

Trabalhos do 8.º ano, Turmas A, B, C e D, sob a orientação da professora Mª de Lurdes R Cardoso M Costa.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Iludir o Olhar 2021

EXPOSIÇÃO VIRTUAL
Iludir o Olhar
Trabalhos dos alunos do 9.º ano, turmas B, C, D, E e F, sob a orientação da Professora Mª de Lurdes R Cardoso M Costa; ano letivo 2020/2021.

Exposição virtual - Perspetivas 2021

EXPOSIÇÃO VIRTUAL
Perspetivas
Trabalhos dos alunos do 9º ano, turmas B, C, D, E e F, sob a orientação da Professora Mª de Lurdes R Cardoso M Costa; ano letivo 2020/2021.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Cerimónia de Entrega dos Diplomas de Mérito e de Excelência



 No dia 28 de maio, realizou-se a cerimónia de entrega dos diplomas de Mérito e de Excelência aos alunos do 9.º Ano. Este evento contou com a participação especial do Dr. João Paulo Correia - Presidente da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso.




quarta-feira, 23 de junho de 2021

Professora de Português



Professora de Português


A professora de português,

Sempre alegre e simpática,

Ensina-me as regras

Da leitura e da gramática.


Ensina com dedicação,

Amor e muita calma.

À profissão se dedica

De corpo e alma.


Adoro Português,

A minha disciplina preferida! 

Muito obrigada,

Professora querida.


                                      


Lara Oliveira, 8.º C

Verão

                                               


Verão

O verão está a chegar

Vamos todos aproveitar! 

Gostamos muito do calor 

E de na água nos refrescar.


As aulas quase a terminar

E as férias a começar, 

Com a família e amigos 

Todos os dias a brincar.


São apenas dois meses



Por isso temos de usufruir,

Da melhor companhia

E com talento nos divertir.


Afonso Correia, 8.º B


São João


São João 


Neste dia, reúnem-se todos para jantar,

As tradicionais sardinhas na grelha a estalar

E os balões ao céu prontos a lançar.

São pequeninas luzes no firmamento,

Novas estrelas luminosas a brilhar. 


Compram-se os manjericos 

Para enfeitar as varandas

Espalhando o seu cheiro pelo ar,

Transmitindo alegria e bem-estar. 


À noite, solta-se a algazarra, 

Todos a dançar, saltar e cantar. 

Com a maior alegria do mundo, 

Que para o ano há de voltar. 


Beatriz Lage, 8.º B


Junta de Freguesia oferece manjericos


A Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, na pessoa do seu Presidente – Dr. João Paulo Correia – ofereceu a todo o Pessoal Docente e Não Docente do Agrupamento um aromático manjerico, para alegrar o São João.





sexta-feira, 18 de junho de 2021

Concurso Todos Contam

(Divulgação)

Numa iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, estão abertas as candidaturas para a 10.ª edição do Concurso Todos Contam, dirigido a Agrupamentos de Escolas e a Escolas não agrupadas, a Escolas Profissionais, bem como a Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo que ministrem a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário.

Este concurso, na categoria “Prémios Escola”, pretende premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas, no ano letivo 2021/2022, com base no Referencial de Educação Financeira. Pela terceira vez, o Concurso Todos Contam atribuirá um “Prémio Professor”. Este prémio pretende distinguir um docente que se tenha destacado na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores

 

O Regulamento, a Ficha da candidatura na categoria “Prémios Escola” e a Ficha da candidatura na categoria “Prémio Professor” do “Concurso Todos Contam”, bem como o Referencial de Educação Financeira encontram-se disponíveis em:

▪ Portal do Plano Nacional de Formação Financeira –

[https://www.todoscontam.pt/ptpt/noticias/10a-edicao-do-concurso-todos-contam-candidaturas-ate-8-de-outubro]

▪ Portal da Direção-Geral da Educação – [10.ª Edição do CONCURSO TODOS CONTAM - Candidaturas até 8 de outubro | Direção-Geral da Educação  https://www.dge.mec.pt/

▪ Portal da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. – (www.anqep.gov.pt). 


As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 08 de outubro de 2021, através do endereço eletrónico: concurso@todoscontam.pt.


quinta-feira, 17 de junho de 2021

Campanha #EUSOBREVIVI | Plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica

 Campanha #EUSOBREVIVI | Plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica
DGERT - Direção Geral do emprego e das relações de trabalho

(Divulgação)

Foi relançada a campanha #EuSobrevivi, cujos materiais (vídeo, cartões digitais e cartazes para impressão) se encontram disponíveis para download no link  https://we.tl/t-lJ8Y4QH2b5 
A visualização do vídeo que também integra a campanha está disponível no endereço  https://youtu.be/tGHE9WbELaA

Palestra dinamizada pela ONG Vencer Autismo - 22 de junho

 Palestra dinamizada pela ONG Vencer Autismo

(Divulgação)

Realizar-se-á mais uma palestra sobre o autismo, no dia 22 de junho, das 18h00 às 20h00 (com acesso a gravação durante 72 horas). São 2 horas dinâmicas, abrangentes e de grande valor para todos, onde serão abordados os desafios associados ao autismo, as possíveis causas desses desafios e as áreas a dar prioridade no desenvolvimento da criança. Apesar de a intervenção estar direcionada para o autismo, muitas das estratégias e formas de estar e agir podem ser aplicadas a outras crianças com necessidades educativas especiais.

Mais informações sobre o evento: https://vencer.link/evento

Inscrições aqui: https://vencer.link/palestra

terça-feira, 15 de junho de 2021

VENHA TOMAR UM CAFÉ COM…Prof. José Xavier

 VENHA TOMAR UM CAFÉ COM…Prof. José Xavier

        

No dia 4 de junho, véspera do dia do Ambiente, decorreu mais um encontro do nosso café virtual. Desta vez tivemos o privilégio de ter como convidado o professor José Xavier, onde nos veio falar um pouco do que se está a passar na Antártida, continente pouco explorado, mas que também ele está a sofrer com as alterações climáticas.

O prof. José Xavier é licenciado em Biologia Marinha e exerce funções como docente na Universidade de Coimbra, bem como investigador e explorador em associação com O British Antartict Survey Natural Environment Research Council. As suas áreas de interesse são as cadeias alimentares em ecossistemas marinhos em relação às alterações climáticas, particularmente nas regiões polares. Biologia marinha, ecologia comportamental, oceanografia, modelação, comunicação de ciência, política ambiental. Os animais de estudo são: Pinguins, albatrozes, focas e outros mamíferos, tubarões e outros peixes, tartarugas e atenção especial para os cefalópodes na dieta de predadores e as suas áreas de estudo focam-se no Oceano Antártico, Pacífico, Indico e Atlântico, com trabalho de campo em ilhas ou cruzeiros oceanográficos. Trabalha na Antártida desde 1997.

O professor iniciou a sua apresentação dizendo que “a vida surgiu no mar e os seres vivos foram-se adaptando ao ar e à terra”.

O mar é ainda um mistério, pois só é possível descer até aos 1000m de profundidade. A luz penetra apenas até aos 200m, sendo que daí para baixo é tudo escuro e só com submarinos específicos se consegue obter mais informação.

Um dos habitantes do mar são as alforrecas. Elas habitam o nosso planeta à cerca de 180 milhões de anos. Têm uma particularidade: os seus tentáculos podem atingir os 40m de comprimento e 95% do seu corpo é água. São também os animais marinhos que mais matam, devido aos choques.

Outros animais curiosos existentes no mar são os “Cefalopes” (que significa cérebro + pés= cérebro nos pés), que é o caso dos chocos, lulas e polvos. Os polvos são animais invertebrados muito evoluídos e têm uma característica incrível, a camuflagem e daí serem chamados de “camaleões do mar”. Os chocos vivem a menor profundidade e também eles possuem uma característica especial de camuflagem que é a tinta. Quanto às lulas, algumas gigantes (podem ir até aos 18m de comprimento), são seres que o professor adora. Um dos tipos de lula é a Colossal devido a ter os seus dentes grandes, do tamanho da nossa mão. Em Portugal já se encontrou uma lula com 6m de comprimento.

Outro dos animais falados foi o tubarão. É o maior peixe que existe e ao contrário do que se pensa, não é assim tão agressivo, sendo o tubarão branco o mais perigoso. Alimentam-se de peixes, lulas e alguns de pequenas focas. Em Portugal, existem várias espécies de tubarões.

Seguidamente, o professor referiu o porquê do nome Antártida. Assim, e como este continente é oposto ao Ártico, Antártida significa isso mesmo, Anti-Ártico. O Ártico é um oceano congelado e a Antártida é um continente. As suas águas encontram-se a 0º. Os seus icebergs, encontram-se ameaçados pelo aquecimento global. O último que se desprendeu era do tamanho da região do Algarve. Nesta região um dia dura 6 meses, pois o sol aparece em setembro e fica no céu até março. A temperatura ronda os -30 a -40º. Está tão frio que a superfície do próprio oceano congela. A Antártida é do tamanho da Europa e é a única região que não pertence a nenhum país. É uma região para a ciência e para a paz e que pertence a todo o mundo. São mais de 50 países que se juntam e definem leis comuns e estratégias de atuação e preservação desta região, onde Portugal também se inclui.

Na continuação da nossa conversa, seguiram-se os pinguins. Estes são extremamente simpáticos e afáveis. Podem atingir 1m de altura e 10kg de peso. Existem inúmeras espécies de pinguins, no entanto, os denominados de “barbicha” são os mais regilas. Infelizmente, os microplásticos já chegaram à Antártida e tanto os pinguins como os albatrozes (habitantes também da região), confundem-nos com lulas e acabam por ingerir. Atualmente são também colocados chips ou gps nos animais de modo a fazer a sua monotorização.

Neste continente não existem habitantes, apenas cientistas e turistas, que apenas saem dos navios para pequenos passeios e regressam aos mesmos. Ao contrário do Ártico onde existem habitantes, mais conhecidos por esquimós.

A última expedição realizada à Antártida ocorreu em dezembro de 2019 e janeiro de 2020, onde decorreram estudos com lulas, de modo a verificar como é que se estão a adaptar a todas as alterações que têm vindo a ocorrer. O professor recordou que no início das suas expedições não havia internet e que apenas havia um fax, onde enviam semanalmente uma mensagem a indicarem se estavam vivos. Hoje em dia, as  condições dos cientistas são outras, o que permite fazer um trabalho mais exaustivo e incisivo do objeto em estudo.

O nosso serão terminou com algumas questões feitas pelos presentes e todos foram unânimes que foi um serão muito bem passado. Obrigada a todos os que organizaram e participaram em mais uma excelente iniciativa.

                                                                                                                 Letícia Morais, 7ºA, nº17

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Diretora do Agrupamento agraciada com a Medalha de Mérito Educativo

A Junta de freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso concedeu a Medalha de Mérito Educativo à Diretora do Agrupamento – Dra. Maria Manuela Vieira Machado – pelo seu relevante e meritório trabalho a favor do ensino e da escola pública.

A cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito decorreu no dia 10 de junho do corrente ano, no Auditório do Centro Paroquial de Mafamude. 

O link infra permitirá a visualização do evento. 


 

sexta-feira, 11 de junho de 2021

As coisas boas da vida


As coisas boas da vida


A boa poesia,
Está no verso por declamar.

A boa música,
Está na partitura por tocar.

A boa comida,
Está na receita por confecionar.

O bom golo,
Está no penálti por marcar.

A boa casa,
Está no projeto por desenhar.

A boa frase,
Está no livro por escrever.

Lara Oliveira, 8.º C

Antologia do Concurso de Poesia Interescolas de Gaia


Caros leitores,

A Biblioteca do Agrupamento convida-vos a  apreciar os poemas premiados no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia.

https://www.calameo.com/books/004812058ada375ff4be3

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Venha tomar café com


Palestra - “QUE SE PASSA NA ANTÁRTIDA, QUE CONSEQUÊNCIAS PODE TER PARA NÓS?”

4 de junho, 21 horas

A próxima videoconferência Venha tomar café com realizar-se-á no próximo dia 4 de junho, pelas 21 horas com o Professor José Xavier, Docente do Departamento de Ciências da Vida, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra e Cientista Polar, com mais de dez expedições à Antártida, que nos irá falar sobre os acontecimentos que ocorrem nesse local tão distante e que implicações têm em todo o Planeta Terra. O tema da tertúlia é: "Que se passa na antártida, que consequências pode ter para nós?".

Esta é mais uma atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar e pelo Clube de Ciência Viva.

Participe! 

Inscrição aqui

Contamos com a presença de todos: Alunos, encarregados de educação, docentes, pessoal não docente.

Posteriormente, será enviado para o email de todos os que procederem à inscrição, o link para a ligação, por videoconferência.