No mundo do futebol, existem diferentes tipos de violência, que devem ser combatidas, pois em nada combinam com a essência do desporto.
Os vários tipos de violência envolvem os jogadores, as claques, os adeptos, os treinadores e até, às vezes, os árbitros. As causas mais frequentes destes atos de violência são situações de injustiça por parte dos árbitros, a importância do resultado para atingir certos objetivos, a falta de desportivismo por parte dos próprios jogadores, claques ou adeptos, o que dá origem a linguagem agressiva e violência física.
No caso das claques que, por vezes, se excedem na linguagem e comportamentos, é importante reforçar a segurança dos jogos, principalmente os de alta competição como, por exemplo, os do Futebol Clube do Porto ou Benfica, que geram maior tensão. Existe, também, muito racismo no futebol, manifestado pela linguagem agressiva para com os atletas de raça diferente. Assim, devem sempre ser aplicados castigos aos jogadores (suspensão e pagamento de multas) e adeptos (proibição de assistir aos jogos durante algum tempo) e aumentar as campanhas publicitárias antirracismo. A corrupção também existe no mundo do futebol, pelos objetivos e dinheiro envolvidos, por exemplo descidas de divisão e competições europeias, daí a tentativa de compra de resultados.
Assim, o futebol deve ser jogado com fair play, sem racismo, e deve ser decidido dentro das quatro linhas, sem manipulação de resultados.
Que ganhe o melhor!
David Cardoso – 8.º C
Sem comentários:
Enviar um comentário