Teatro Infantojuvenil para ver em casa
(Divulgação)
A Câmara de Gaia, através do
Pelouro da Cultura, vai promover a transmissão de 2 espetáculos de Teatro
Infantojuvenil, na respetiva página do Facebook, no próximo dia 2 de abril.
Teatro Infantojuvenil para ver em casa
(Divulgação)
A Câmara de Gaia, através do
Pelouro da Cultura, vai promover a transmissão de 2 espetáculos de Teatro
Infantojuvenil, na respetiva página do Facebook, no próximo dia 2 de abril.
A
CIIMAR, uma instituição de pesquisa marinha e ambiental da Universidade
do Porto e a empresa Lusoinfo têm vindo a
desenvolver uma plataforma de ensino à distância de educação para a cidadania.
Além
dos vídeos que podem agora encontrar disponíveis no website e no canal de youtube, foram
também desenvolvidos jogos didáticos e de avaliação de conhecimentos que estão
a ser utilizados de forma reservada aos subscritores na plataforma, no âmbito
do programa educativo.
Os vídeos desenvolvidos durante o ano passado são sobretudo
dedicados aos plásticos no Oceano, sendo que foi ainda desenvolvido um vídeo
geral acerca dos benefícios do Oceano. Estão, ainda, a ser preparados mais
materiais associados a outras temáticas na área do Oceano, em especial sobre a
biodiversidade do Oceano, que deverão ficar disponíveis no início do próximo
ano letivo.
Podem aceder aos vídeos em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLlg4Ad6RU-p30l6Bu4ZxsHh875eIzNQUU
Mais
informações sobre o evento: https://vencer.link/
“Um ano de Pandemia”
Este ano de pandemia, a nível profissional, posso dividi-lo em 4 partes, todas elas vividas de uma forma intensa, não havendo tempo para sentir qualquer tipo ansiedade, pois o objetivo era proteger toda a minha Comunidade Escolar, mais do que a mim própria, mas sempre com o otimismo e resiliência que me caracterizam.
I. O início
Março de 2020, ano que, acreditava eu, seria o melhor de sempre, esquecendo que os anos pares nem sempre me têm trazido grandes notícias. Nos dias 12 e 13, na Escola sede, não haveria aulas, pois seriam, juntamente com o fim de semana, 4 dias para remover o amianto do pavilhão gimnodesportivo e colocar, finalmente, uma nova cobertura. Mal sabíamos que não voltaríamos tão cedo a este nosso espaço quotidiano e tão querido...
A decisão de passarmos todos ao Ensino à Distância, nessa sexta-feira, dia 13, foi um “choque”, que produziu em nós, não uma paralisação, mas uma força e coragem para seguir em frente e vencer este desafio que nos tinha sido colocado assim, tão repentinamente. O Governo tinha decretado a suspensão das atividades letivas presenciais, ou seja, os nossos alunos não estavam de férias. Tal situação implicava a elaboração de um horário de estudo, por forma a que o contacto se mantivesse permanente com a Escola e com os seus estudos.
Foi aqui que a designação “fim de semana” abandonou, agora totalmente, a sua definição de “descanso”. De imediato, com a ajuda e dedicação de uma maravilhosa equipa, passamos a preparar o arranque deste novo modelo de ensino – escolher a plataforma para utilizar com alunos e professores, definir regras, promover a formação de docentes, realizar mil e uma reuniões – de Direção, Conselho Pedagógico, Departamentos Curriculares, Conselhos de Turma/Docentes, Pais/EE... Começam, assim, as primeiras reuniões do AESR, em videoconferência, para preparar a nova “sala de aula” dos nossos 1100 alunos. Faltavam, ainda, mais 2 prioridades: elaborar os “Planos de Ensino à Distância (E@D) e de Contingência” e “ligar” todos os nossos alunos.
Os documentos foram elaborados, em permanente interação com a Comunidade Escolar e também com os Diretores de Gaia, que, mais uma vez, estiveram sempre unidos e solidários. Porém, a nossa grande preocupação foi proporcionar a todos os alunos os meios telemáticos para se manterem “ligados” – através da Campanha Solidária que promovemos, conseguimos atingir este objetivo. Tivemos a preciosa ajuda da Câmara Municipal de Gaia, da Junta de Freguesia de Mafamude, de Professores, Pais e também de pessoas e empresas anónimas do Concelho. Uma grande alegria e sensação de dever cumprido!
As nossas Escolas, vazias de alunos, mas sempre a funcionar, com o apoio, dedicação e colaboração do nosso Pessoal Não Docente, sempre presentes nas Escolas, resolvendo as várias situações que foram surgindo.
Juntos, unidos, dedicados e com muita paixão...
Passadas duas semanas, estava terminado o 2.° período. Com boas práticas, um Agrupamento unido, empenhado e um forte espírito de equipa, conseguimos ultrapassar este primeiro e grande desafio, sempre com Energia Positiva e muita responsabilidade. De um dia para o outro, a sala de aula física passou a uma sala de aula digital, onde professores, alunos e pais se envolveram de uma forma inimaginável!
O 3.° período era, ainda, uma incógnita, mas eu sabia que este maravilhoso grupo de profissionais tudo faria para que aquele inaudito ano escolar não fosse perdido e que contribuísse, em vez disso, para uma grande e boa mudança na educação dos nossos alunos.
Parte da interrupção da Páscoa foi dedicada à avaliação dos alunos e à preparação/antecipação do arranque do 3.° Período, também em E@D.
O trabalho dos Diretores e das suas equipas triplicou... Sempre em teletrabalho, a telecomandar um Agrupamento à distância, com “telepatia”, “teleabraços”, “telessorrisos”, à mistura.
Terminado o 3.o período de 2019/2020, encerrava-se, também, um ano inaudito, exigente, mas que conseguimos superar, desta vez, de uma forma diferente, nova, à distância, todavia, com um envolvimento, empenho, dinâmica e profissionalismo de excelência. Foi assim que conseguimos ultrapassar este enorme desafio, uma luta contra esta adversidade coletiva, onde o serviço público da educação esteve, novamente, presente e com voz ativa. Todos de Parabéns!
II. Preparação do ano letivo seguinte
O ano letivo terminou, mas, de imediato, e ainda dentro deste ano escolar, era necessário “arregaçar as mangas”, pois tínhamos a preparação do ano, tão especial de 2020/2021: as reuniões multiplicavam-se, procedia-se à reformulação do “Plano de Contingência”, elaboravam-se os três “Planos (Presencial, Misto e à Distância)” e do “Plano de Atuação/Recuperação das Aprendizagens”, os “Códigos de Conduta”, estabeleciam-se novas regras nas Escolas, elaboravam-se novos horários, sinaléticas, pinturas nas Escolas, faziam-se as compras de material de combate à pandemia, para além de tudo o que, habitualmente, era efetuado no final e arranque de um novo ano letivo/escolar.
As entrevistas/reportagens no nosso Agrupamento foram muitas e a vários meios de comunicação. Constituíram uma forma excelente de fazer chegar à Comunidade Educativa toda a informação necessária, assim como as nossas boas práticas, sempre com um discurso positivo e tranquilizador.
Com as férias a chegar e a precisarmos muito delas, ainda faltava muito para fazer... Setembro iniciava-se com a reunião da equipa da Direção – a primeira de muitas reuniões neste novo e especial ano escolar de 2020/2021. Aqui nasceu o nosso slogan: "Juntos e com tranquilidade, vamos vencer este desafio! Vamos todos substituir a palavra ansiedade por tranquilidade e a palavra dificuldade por desafio”. Assim foi...
III. 1.º Período de 2020/2021
Respirar fundo! Abraçar o tempo. Recomeçar, tranquilamente! Todas as receções foram efetuadas à distância, por videoconferência, para segurança de todos nós. A Diretora esteve, em sala de aula, com todas as turmas da Escola sede, alunos sobre os quais eram exigidas muitas mais responsabilidades. Nesta pequena conversa, foi assumido o compromisso do respeito pelas regras, a colaboração e a tranquilidade, para que, juntos, pudéssemos vencer este desafio.
“Aqui, vou ser feliz!”. Foi com esta frase que os alunos de 5.o ano iniciaram este ano letivo, num novo ciclo, numa nova Escola. Não foi assim que nenhum deles imaginou a sua entrada no quinto ano: entradas separadas e percursos orientados... regras e restrições... distanciamento social... máscaras obrigatórias... gel desinfetante... mas tudo envolvido em muito carinho.
Este 1.º período foi muito exigente, intenso, para todos nós, Direção, Professores, Pessoal Não Docente, Alunos, Pais... As Plataformas proliferaram, os atestados médicos, as substituições, o SNS, a Saúde Pública, os casos Covid, o isolamento profilático, o controlo, a monitorização, a sensibilização... Muita exigência, é certo, porque queremos sempre mais. Contudo, sempre serenos, tranquilos, confiantes, optimistas. Com tranquilidade, resiliência, muito trabalho e profissionalismo, mantivemos e assegurámos o bem-estar e a saúde de toda a Comunidade Escolar, durante todo o 1.o período. Um grande aplauso e agradecimento a todos os professores, alunos e funcionários.
Final do 1.° período... Exaustos, mas felizes!
IV. 2.º Período de 2020/2021
O 2.º período iniciou-se de uma forma responsável e tranquila, com boas práticas, unidos e, passo a passo, continuámos com o foco de conseguir ultrapassar este grande desafio, sempre com energia positiva e com a esperança de que dias melhores haviam de chegar. Infelizmente, com o agravamento da pandemia, fomos obrigados a voltar ao Ensino à Distância, mas, desta vez, com mais experiência, novas ideias, mais confiantes, mais criativos e resilientes. Novamente, conseguimos manter “ligados” todos os alunos, antes de chegar o “Plano de Transição Digital”.
Daqui em diante, só podemos desejar um futuro promissor, que nos abrace sem receios, pois a aprendizagem do passado tornou-nos mais fortes e sábios.
V. N. de Gaia, 23 de março de 2021
Manuela Machado, Diretora do AE Soares dos Reis, V. N. Gaia
Miúdos a Votos 2020-2021
A campanha eleitoral para a eleição do livro preferido dos alunos terá início, na nossa Escola, no dia 5 de abril. Até lá, os alunos devem escolher o livro que querem defender entre os livros apurados que vão a eleições a 27 de abril, na iniciativa "Miúdos a Votos".
Os alunos devem, também, dirigir-se à Biblioteca para indicarem quais as ações de campanha que pretendem levar a efeito (sessões de esclarecimento, elaboração e afixação de cartazes, apresentação em sala de aula, debates, gravações em vídeo, gravações podcast(s)…) e respetivas datas de realização.
Os livros que podem escolher são os seguintes:
2.º CICLO 3.º CICLO
Poesia
Diana Silva, 8.º A
Gostaríamos de poder contar com a vossa presença nesta iniciativa.
Bonjour à tous!
Je souhaitais partager avec vous un travail que j’ai commencé pendant le confinement : le compte instagram du club de français de l’école Soares dos Reis. Au programme, 5 publications par semaine sur des thèmes différents : du vocabulaire, des artistes musicaux, des expressions françaises, des recettes de cuisine et des lieux insolites à visiter!
Que vous ayez Instagram ou non, vous pouvez me retrouver grâce à ce lien https://www.instagram.com/clubefrancessoaresreis/ (si vous avez un compte Instagram, vous pouvez “me suivre” et interagir avec moi, si vous n’avez pas de compte, vous pouvez tout de même lire mes publications).
Ce compte me permet également de pouvoir partager aux élèves des astuces et d’autres comptes qui leur permettront d’améliorer leur français, ainsi que de correspondre avec eux d’une manière plus décontractée.
N’hésitez pas à me suivre, à commenter ou à participer aux quizz!
Raphaëlle, l’assistante de Français.
Bom dia a todos!
Queria partilhar convosco um trabalho que iniciei durante o confinamento: a conta Instagram do Clube de Francês da Escola Soares dos Reis. No programa, 5 posts por semana sobre diferentes temas: vocabulário, artistas musicais, expressões francesas, receitas culinárias e lugares insólitos a visitar!
Quer tenha ou não Instagram, pode encontrar-me através deste link https://www.instagram.com/clubefrancessoaresreis/ (se tiver uma conta Instagram, pode "seguir-me" e interagir comigo, se não tiver uma conta, ainda pode ler as minhas mensagens).
Esta conta também me permite partilhar dicas e outras contas que ajudarão os alunos a melhorar o seu francês, assim como trocar correspondência com eles de uma forma mais casual.
Não hesite em seguir-me, em comentar ou em participar nos questionários!
Raphaëlle, Assistente de Francês.