quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Direitos Humanos


OS DIREITOS HUMANOS

Foi a 10 de dezembro de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração é um documento que tem por objetivo promover a paz e os valores de liberdade, igualdade e justiça.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi a forma encontrada para proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas e garantir que a dignidade humana de toda a gente era respeitada, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A criação desse documento foi uma resposta às crueldades realizadas durante a Segunda Guerra Mundial. Milhares de pessoas inocentes morreram. Na assinatura da DUDH, diversos países comprometeram-se a realizar um esforço para eliminar todas as formas que desrespeitam esses direitos.
O princípio básico da Declaração está escrito logo no início: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Baseada neste princípio, o documento proíbe a escravidão, a tortura e todas as formas de discriminação e violência.
Desde sua adoção até hoje, a DUDH foi traduzida em mais de 360 idiomas  (o documento mais traduzido do mundo) e inspirou as constituições de muitos países.
Os direitos humanos são, então, os direitos básicos que todos os cidadãos merecem ter e que todos os países do mundo devem respeitar. Apesar disso, ainda hoje, há muitas zonas do planeta onde a Declaração Universal dos Direitos do Homem não está a ser cumprida (basta pensar nos cenários de guerra, de exploração ou de discriminação que vemos todos os dias nas notícias).
O organismo da lei internacional dos direitos humanos continua a evoluir para tratar das questões, tais como: os direitos das pessoas idosas, o direito à verdade, um ambiente limpo, água,  saneamento e comida, itens essenciais para o desenvolvimento sustentável.
Na minha opinião, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é muito importante, dado que pretende garantir a liberdade e igualdade de todos os seres humanos.

Miguel Raposo
7.º C - N.º 22
Escola Básica Soares dos Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário