terça-feira, 28 de maio de 2019

PLANETA OU PLASTICO

Planeta ou Plásticos?

Na passada sexta feira, dia 24, realizou-se uma palestra sobre plástico na nossa escola, com o Dr. José Luís Araújo do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto.
Achei a palestra bastante interessante, já que nos está a alertar para um problema que vai afetar muito a nossa geração.
Agora para quem não foi, aqui fica um resumo.
A partir de 1950 a produção de plástico teve um “boom” enorme no planeta. O 1º plástico apareceu com a geração olmeca (que o produzia com resina da árvore da borracha). Hoje em dia é feito de combustíveis em fábricas. Mas para existir de novo sustentabilidade no planeta, é necessário voltar a produzir plástico como o povo olmeca.
Os plásticos são organizados por tipos: os PET que são os mais comuns; os Polietilenos; os PVC; os Polietilenos de baixa densidade; os Polipropilenos; os Poliestireno ou esferovite; e os Poliamidas, Policarbonatos e Acrílico.
Neste momento o plástico existe em todo o lado. Na palestra contaram a história do Rei Midas, que transformava em ouro tudo em que tocava. Esta lenda foi adaptada para os dias de agora pois em tudo o que nós tocamos existe plástico.
Se nada for feito daqui a uns anos existirá mais plástico do que peixes. Muita gente pensa que isto não nos afeta por estarmos no topo da cadeia alimentar, mas enganam-se. Basta um ser vivo de pequenas dimensões comer plástico, ser comido por um peixe e nós comermos esse peixe que já estamos a ingerir o plástico. Portanto preferes o planeta ou o plástico?

Cristiana Morais n.º6, 9.ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário