segunda-feira, 29 de abril de 2019

POEMAS À VOLTA DE MÚSICA

Poemas produzidos a ouvir música chinesa,
na aula de Educação Musical


 1
A música parece uma viagem sem fim
Várias coisas para encontrar
Se ouvirmos com o coração
Encontramos amor, alegria, tristeza e perda.
A música não acaba
Só quando acabamos de a explorar e viajar.

 2
A perda é grande.
Ouço a minha avó a chamar
E eu a chorar.
O que devo pensar? Uma ilusão ou uma realidade?
Estou a ser consumido pela perda e tristeza!
Acho que vou esquecer o passado
E concentrar-me no futuro.
3
Estou na calma, sem me preocupar.
A música é várias coisas
Como acalmar.
Ouve e vais ver…
Senta-te, reconforta-te
E deixa-te viajar pela música.

Samuel Passos, 7.º D

sexta-feira, 26 de abril de 2019

O LIVRO

O livro

Se o livro que estou a ler
Comigo pudesse falar,
Teria, de certeza, conselho para me dar.
Diria provavelmente: lê e relê sem parar!
A leitura faz bem à alma
E faz-te viajar.
Viagens para bem mais longe
Daquilo que possas pensar,
Dá asas à imaginação, 
Põe-te no meu lugar!
Francisca Bravo
9.ºA, N.º9

terça-feira, 23 de abril de 2019

O PROBLEMA DO PLÁSTICO

O PROBLEMA DO PLÁSTICO

Para o dia 15 de março foi convocada uma greve estudantil a fim de combater a inércia do governo face às alterações climáticas.
O aquecimento global é, atualmente, a maior ameaça ao bem-estar da população, pois o aumento da temperatura, devido à retenção do calor emitido pelo sol, trará consequências desastrosas para a humanidade. Para tentar combater este problema, em 1994 entrou em vigor a Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas e, seguidamente a esta, muitas outras convenções e acordos, mas nenhum destes teve a eficácia necessária para diminuir a emissão de gazes que contribuem para o aquecimento global.
Um outro problema muito perturbante é o plástico, que tem vindo a contaminar os oceanos, afetando a cadeia alimentar. Depois do dia 15 de março, foram tomadas medidas pelo nosso governo, uma das quais foi a eliminação do mercado dos plásticos descartáveis (palhinhas, copos de plástico, …) e das sacas de plástico para as frutas e legumes. Estas medidas, embora ajudem, não são suficientes para travar o destino negro do nosso Planeta. Para além dessas medidas, é necessário eliminar todos os recipientes de plástico que sejam descartáveis depois de usados apenas uma vez, substituindo-os por materiais biodegradáveis. Não se trata de eliminar todo o plástico de vez, mas usá-lo de modo racional.
Embora os estudantes se tenham revoltado contra a inércia do governo, não são apenas os governantes que têm de tomar medidas, pois cada cidadão tem a obrigação de salvar o seu Planeta.

Beatriz Gouveia, n.º5, 8.ºA

FINALISTAS 9.º ANO

VIAGEM DE FINALISTAS
PRAGA -16, 17 E 18 DE ABRIL

Na minha opinião, Praga é uma cidade extremamente bonita.
Durante esta jornada, nós observamos prédios lindíssimos, decorados ao pormenor e de diferentes cores e feitios.
A comida era um pouco estranha, mas foi engraçado experimentar uma nova gastronomia.
Adorei, especialmente, ir às lojas porque, apesar de podermos comprar várias lembranças, também nos deu a oportunidade de comunicar com pessoas de outras nacionalidades.
No geral, esta viagem foi muito divertida e uma experiência inesquecível.
Marta Bessa

sábado, 20 de abril de 2019

AS TRADIÇÕES DA PÁSCOA


As tradições da Páscoa

Todos nós conhecemos algumas tradições da Páscoa, como o Coelhinho que pinta ovos de chocolate e os esconde para as crianças os encontrarem… ou como os Caretos de Bragança que chocalham as raparigas solteiras e as assustam com os seus fatos tradicionais. Mas será que conhecemos o que acontecia anteriormente, no tempo dos nossos avós, e que hoje já pouca gente sabe o que é ou a vive como antes?
Uma dessas tradições é a receção do Compasso em casa e a sua bênção. O Compasso era o conjunto do Padre da aldeia e de algumas pessoas que o acompanhavam nessa sua tarefa cristã. Quem queria receber a bênção tinha e tem de deixar flores na entrada da porta para que o Compasso entrasse. Estas flores eram o sinal, caso contrário seguia caminho até à próxima casa.
Quando o Compasso chegava com a Cruz e a água benta, as pessoas recebiam-no para a beijarem. Este gesto era feito em honra de Jesus e da sua morte.
Nos dias de hoje esta tradição ainda existe, no entanto nas cidades e por vários fatores sejam eles religiosos, culturais ou outros, tem vindo a ser menos frequente. Nas aldeias e apesar de existir cada vez menos população, esta tradição ainda é vista como algo muito importante. Os seus familiares juntam-se para preparar a semana Santa, que começa com a confeção do famoso folar de carne ou de ovos, consoante a localidade onde estejamos. Esta é outra das tradições que une as famílias e acreditem no que vos digo, tanto a sua elaboração como o seu sabor é de facto, maravilhoso.
                                     
                                                                  Cristiana Morais, 9.ºB, n.º6

A MINHA PRIMEIRA FEIRA DA PRIMAVERA

A minha primeira Feira da Primavera
.
No dia 5 de abril, decorreu na nossa escola a tradicional Feira da Primavera.
Devido às más condições do tempo, este ano, a nossa feira realizou-se no Polivalente. Estava lá muita gente como de costume, pois todos aguardavam por este dia e eu não era exceção. Por ser a primeira vez, como devem imaginar, o meu coração batia mais depressa que o habitual. Não sei se seria ansiedade, se nervos por “enfrentar” tanta gente de uma vez.
O ambiente estava muito agradável e todos se estavam a divertir, vendendo os seus produtos, fossem eles alimentares, decorativos ou culturais.



O convívio entre alunos, professores, auxiliares e familiares foi sem dúvida o que mais me cativou. Era visível a cumplicidade entre todos, pois os sorrisos que apresentavam eram contagiantes.
A minha primeira festa da primavera foi incrível!
Aguardo com curiosidade e ansiedade pela próxima.


Trabalho realizado por: Letícia Morais, 5.º D, N.º 17

sexta-feira, 5 de abril de 2019

FEIRA DOS USADOS 2019

Festa da Primavera – dia 5 de abril
FEIRA DOS USADOS

Cumpriu-se a tradição e realizou-se mais uma Feira dos Usados.
Este ano letivo, devido à chuva, o Polivalente foi o centro da feira o que originou um verdadeiro ambiente de feira, tal era a concentração de "vendedores" e "compradores".
Reinou a boa disposição!
Parabéns a todos.

O SISTEMA SOLAR - EB CEDRO

EB CEDRO
O SISTEMA SOLAR
No âmbito da disciplina de estudo do meio, foi proposto aos alunos do 4.º D que apresentassem à turma um trabalho de investigação, sobre o sistema solar.
Os alunos apresentaram trabalhos em suporte digital, cartolinas e maquetas.
A atividade desenvolveu-se com grande empenho e entusiasmo por parte dos alunos.
 
 

terça-feira, 2 de abril de 2019

COLÓQUIO “QUE IGUALDADE? QUE DESAFIOS?”

COLÓQUIO “QUE IGUALDADE? QUE DESAFIOS?”

Realizar-se-á, no dia 5 de abril, a partir das 15h30m, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, o Colóquio “Que Igualdade? Que desafios?”, apresentado pela Comissão Organizadora do II Colóquio As Mulheres e as Finanças no Século XXI do ISCAP.
Este evento contará com a presença de um conjunto de personalidades de relevo na área financeira, da gestão e da igualdade.
A entrada é gratuita, mas carece de inscrição no site https://asmulhereseasfinancas.weebly.com , onde poderão igualmente consultar o programa.
A participação confere um certificado de participação.