Espírito Crítico é saber dar opinião sempre que concordamos ou não com algo, mas devemos fazê-lo sem magoar. Para ter espírito crítico é necessária leitura, formação e conhecimento e na falta destes, por vezes, emitem-se opiniões acerca de determinado assunto, pouco desenvolvidas e muitas vezes distorcidas.
A reflexão crítica leva o aluno a um processo ativo de aprendizagem. Este deve refletir e avaliar aquilo que estuda com sentido crítico e não com espírito de crítica. Por tal razão, na sala de aula, após ler ou ouvir um conteúdo poderá aceitá-lo ou rejeitá-lo, mas nunca sem antes ter feito uma reflexão.
Passando da vertente do ensino/ escola para a dos Media (televisão, internet) sendo dos principais influenciadores dos alunos, exercendo sobre estes efeitos benéficos (quando explorados corretamente) ou maléficos quando adquirem comportamentos e atitudes de alienação, através da programação manipulada, que lhes é impingida de forma massiva.
Os alunos, enquanto espetadores podem se tornar jovens com falta de personalidade, frontalidade e sem coragem para defenderem expressamente as suas opiniões, limitando-se a comportamentos de cópia/imitação, deixando desse modo pouco espaço para a reflexão crítica.
Mariana Azevedo - 6º J
(texto indicado pela professora Clementina Braga)
Sem comentários:
Enviar um comentário