No passado dia 10 de Maio, alunos das várias escolas do nosso país reuniram-se na Universidade de Aveiro para um dia, no mínimo … diferente. Um dia dedicado aos desafios da matemática, mas também muito ligado às novas tecnologias.A nossa Escola não foi excepção e o entusiasmo era grande, quando por volta das 9h a camioneta partiu rumo a Aveiro.
A viagem foi animada, o que afastou (ou pelo menos disfarçou!) o nervoso miudinho que se fazia sentir.
Depois de quase uma hora de viagem, chegámos ao nosso destino.
Atentos, logo reparámos na dimensão da Universidade e na quantidade de alunos que lá estavam com o mesmo objectivo que nós: competir e aprender!
Estava tudo muito organizado: havia actividades enquanto esperávamos, uma tenda branca cheia de computadores e, a toda a volta, uma grande fila, constituída por toda a gente que ia participar.
Foi quando entrámos na tenda e nos sentámos em frente ao computador que o nervosismo aumentou; inserimos os dados e começámos de imediato. À medida que os níveis avançavam, o tempo diminuía e a nossa felicidade e ansiedade tomavam proporções gigantescas. Meses de prática começaram a fazer efeito! Raízes quadradas, polinómios, figuras geométricas, equações… agora sim, tudo fazia sentido!
Os vários pares iam saindo da sala e todos juntos falávamos dos níveis alcançados.
Depois da competição foi tempo de almoçar e conhecer as várias faculdades, assim como as pessoas que vinham de diferentes partes do país. Foi dos melhores momentos do dia!
Por volta das 16h tivemos de voltar à camioneta e regressar à Escola.
Apesar de não termos ganho qualquer prémio divertimo-nos imenso e ficámos todos com vontade de voltar para fazer ainda melhor.
Temos ainda que agradecer à Escola, em especial ao grupo de professores de Matemática por nos ter dado esta oportunidade e todo o apoio.
Para o ano esperamos que nos acompanhem na esperança de representar ainda melhor a nossa Escola!
Renata Monteiro