terça-feira, 29 de março de 2011
VISITA A SERRALVES
PLANTAÇÃO DE CROCUS
No dia 21 de Março plantámos, na nossa sala, bolbos de crocus em vasos com gravilha.
Os bolbos são caules subterrâneos onde a planta armazena substâncias de reserva. Na primavera aparecem as folhas e as flores. As flores são pequeninas, mas muito bonitas!
Dos bolbos plantados está a sair a parte aérea da planta. Brevemente irão aparecer as flores.
João Amorim 9ºF
CHEGOU A PRIMAVERA
segunda-feira, 21 de março de 2011
21 DE MARÇO
A ‘Ilídia’ ou a ‘Odisseia’, de Homero deram início à Poesia.
No nosso país, Luís de Camões quis celebrar a coragem dos portugueses com ‘Os Lusíadas’ e para celebrar a poesia no mundo criou-se o dia mundial da Poesia. Este dia foi criado com o propósito de promover a leitura, a escrita, publicação e ensino da poesia.
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro dia mundial da Floresta em vários países, entre os quais Portugal. Este dia foi estabelecido com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Como hoje juntamos os dias de duas coisas tão importantes, a poesia e as árvores, deixo-vos um bocadinho de poesia com árvores, de António Gedeão.
Começam por ser nada. Pouco a pouco
se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo.
Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos,
e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se.
Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores,
e então crescem as flores, e as flores produzem frutos,
e os frutos dão sementes,
e as sementes preparam novas árvores.
E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas.
Sem verem, sem ouvirem, sem falarem.
Sós.
De dia e de noite.
Sempre sós.
quarta-feira, 16 de março de 2011
AZIBO - MARCHA
No passado dia 12 de Março, o Clube de Tempos Livres do Agrupamento de Escolas Soares dos Reis, levou a cabo mais uma das actividades previstas no Plano Anual de Actividades. Desta vez, realizamos uma Marcha de Montanha na Albufeira do Azibo, no Concelho de Macedo de Cavaleiros.
A actividade começou bem cedo na Escola Básica Soares dos Reis. Eram sete horas quando demos início a esta grande aventura em direcção à Albufeira do Azibo, que fazia adivinhar um dia repleto de grandes sensações. Pelo meio fizemos uma paragem em Vila Real, na famosa Pastelaria “Gómes”. Chegados ao local onde iríamos começar a nossa marcha, a linda Praia da Fraga da Pegada, fomos recebidos com chuva, mas nem isso fez desmotivar o grupo. Eram quase onze horas quando começámos a caminhar pelo Trilho dos Quercus na direcção da Aldeia de Salselas. Mesmo sem a chuva nos dar tréguas, lá fomos nós vencendo todas as dificuldades que iam aparecendo pelo caminho e não foram poucas! Por volta da uma hora da tarde, já sem chuva e com o Sol a espreitar, parámos para fazer o nosso piquenique. Não faltou nada…comida e bebida à farta e muita animação. De barriguinha cheia, lá começámos os jogos tradicionais, onde se revelaram grandes “talentos”. Pelas catorze horas demos início à segunda parte da marcha até à pacata Aldeia de Salselas., onde chegámos por volta das dezasseis horas. Depois foi só esperar (e desesperar) pelo transporte para tomar um banhinho retemperador em Macedo de Cavaleiros, onde jantámos a saborosa “Posta à Montanhês” num restaurante da Cidade. Durante o jantar realizámos o concurso de fotografia, brilhantemente ganho pelo Professor António Barandas, tendo recebido o prémio (Máscara dos Caretos) das mãos da Directora do Agrupamento, Professora Manuela Machado. Eram vinte horas e trinta quando começámos a nossa viagem de regresso a Vila Nova de Gaia e nem mesmo aí a animação diminuiu, tendo havido muita música e cantoria para todos os gostos e idades até às famosas anedotas do “Bocage”.
A organização gostava assim de agradecer ao magnífico grupo de 22 professores e não só, pelo empenho, dedicação, boa disposição, alegria evidenciados durante toda a marcha e, em particular, ao professor António Marú, pela disponibilidade e profissionalismo demonstrados no apoio à organização desta actividade e à Direcção da Escola pelo constante incentivo para a realização destas acções.
Parabéns a TODOS!!!
Os responsáveis pelo CTL,
Carlos Maia e Paulo Ferreira
terça-feira, 15 de março de 2011
DESPORTO ESCOLAR / BADMINTON
JI MAFAMUDE
JI MAFAMUDE - CARNAVAL
CANGURU
É tempo da Matemática deixar de ser um bicho-de-sete-cabeças e passar a ser um desafio que te divirta e motive.
Para isso, na próxima quinta-feira a nossa escola abre portas a um concurso em que também tu podes participar.
O objectivo é responderes em hora e meia a problemas de raciocínio e exercícios de cálculo. Achas que consegues?
Renata Monteiro