sábado, 16 de janeiro de 2021
Recensão - Contos
Recensão - Robinson Crusoé
Robinson Crusoé
O livro, Robinson Crusoé, foi escrito pelo autor Daniel Defoe, no século XVIII.
Nesta obra, o autor descreveu a história de um jovem chamado Robinson Crusoé. Este vivia em Nova Iorque e gostava muito do mar, embora nunca o tivesse visto. Um dia, Robinson pediu aos pais para viajar de barco, mas o pai não o deixou, pois o irmão de Robinson, que era marinheiro, tinha morrido no mar. Quando Robinson fez 19 anos, sem avisar os pais, embarcou numa viagem para Londres, em Inglaterra, com um amigo. Depois de algumas peripécias passadas em Londres, embarcou numa viagem de retorno, mas o barco naufragou e ele conseguiu chegar a uma ilha deserta. Robinson viveu sozinho nessa ilha durante muitos anos até que um dia salvou um prisioneiro dos canibais que foram fazer um ritual à ilha e ficou a viver com ele, tornando-se seu amigo. Robinson chamava-lhe “Sexta-feira,” pois salvou-o dos canibais nesse dia da semana. Só ao fim de 35 anos a viver na ilha, Robinson conseguiu embarcar num barco inglês, que tinha ido à ilha levar prisioneiros, e regressou a casa.
No meu ponto de vista, a história é composta por muitas aventuras interessantes e faz-me imaginar como seria a minha vida se eu vivesse numa ilha deserta. Muitas coisas que nós temos no dia a dia não existiriam. Este livro é de fácil leitura e não é muito extenso.
Eu recomendo a leitura desta obra, porque é uma das mais conhecidas da literatura mundial e faz-nos refletir como seria a nossa vida se vivêssemos isolados de todas as outras pessoas e sem o conforto atual.
João Marques - 8.º A
Recensão - O Golpe
O nome do livro que li ,durante as férias, é O Golpe. Este livro faz parte de uma coleção chamada CHERUB.
A CHERUB é uma agência que pertence aos Serviços Secretos Britânicos. Os seus agentes têm entre dez e dezassete anos. Todos são órfãos recrutados de lares de acolhimento e treinados para trabalharem como agentes secretos. A localização da CHERUB é secreta.
Neste livro, a missão é descobrir como é que Leon Tarasov, um pequeno criminoso, enriqueceu subitamente e de forma tão suspeita. A missão foi considerada de rotina e de baixo risco. Mas quando descobrem provas sobre um grande golpe, a mesma torna-se uma das principais preocupações da CHERUB.
Gostei muito deste livro! Achei-o bastante interessante! Adoro a forma como estes livros me "prendem" imenso à leitura, fazendo-me sair do meu mundo e entrar no mundo do livro. Também acho interessante a forma como o autor inclui a vida dos agentes e as missões no livro.
Aconselho esta obra a todas as pessoas que gostam de ler e àquelas que gostam de ação.
Carolina Corvelo - 8.ºA
Recensão - Amigo Imaginário
O título do livro é Amigo Imaginário e foi escrito por Stephen Chbosky.
Este livro relata a história de Christopher, um menino de apenas 7 anos que viva com a mãe, visto que o seu pai tinha morrido misteriosamente.
Um dia, Christopher desaparece sem mais nem menos no bosque da sua cidade. Passados alguns dias, reaparece. Quando volta a viver a sua vida, depois do seu pequeno desaparecimento, tudo parece ser resolvido com muito mais facilidade.
Christopher volta com uma espécie de amigo imaginário que só ele consegue ouvir. Aquele “Amigo” dá-lhe conselhos e diz-lhe tudo aquilo que deve fazer, até que um dia, por conselho do seu amigo ao qual ele chamava “Homem bom”, construiu uma casa na árvore que o levou para outro mundo, que era igual ao nosso, mas também muito diferente!
Este livro mostra-nos a perspetiva de várias pessoas com sentimentos e problemas diferentes! Alguns tem problemas familiares, outros problemas com bullying, etc.
A maneira como este livro foi escrito, consegue passar-nos ao mesmo tempo uma sensação de desespero, curiosidade e, às vezes, até um pouco de medo!
É uma história cativante e com um final um pouco surpreendente, pelo que aconselho vivamente a sua leitura.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2021
Bolsas de estudo para estudantes ciganos - Programa ROMA Educa 2021
Bolsas de estudo para estudantes ciganos - Programa ROMA Educa 2021
Estão a decorrer até ao dia até ao dia 29 de janeiro de 2021 candidaturas à atribuição de bolsas de
estudo a estudantes ciganos - Programa ROMA Educa
Podem aceder a este programa estudantes provenientes
de comunidades ciganas, residentes em território nacional, que estejam
matriculados e a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º ano de
escolaridade), ou o ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º ano de
escolaridade), ou, ainda, curso equiparado a estes níveis de ensino, em
estabelecimentos de ensino público, particular ou cooperativo.
O formulário de candidatura (AQUI),
devidamente preenchido e digitalizado, ser remetido por correio eletrónico
para naci@acm.gov.pt e acompanhado dos restantes
documentos previstos no número 1 do artigo 10.º do Regulamento (AQUI).
Para mais informações pode-se consultar a
página web do Alto Comissariado para as Migrações em https://www.acm.gov.pt/-/
Dia Mundial do Braille 2021
Dia Mundial
do Braille 2021
No âmbito da comemoração nacional do Dia Mundial do Braille 2021, o INR organiza, na tarde do dia 19 de janeiro de 2021, terça-feira, das 14h30 às 16h30, uma sessão online intitulada "Tela e Ponto – A centralidade do braille num mundo em mudança", através da plataforma Zoom e com difusão no canal YouTube do INR.
Não necessita fazer qualquer inscrição. No dia do evento, às 14h30, basta clicar no canal YouTube do INR e aguardar a emissão. Se pretender colocar alguma questão ou fazer um comentário sobre a sessão, pode fazê-lo no chat, devendo subscrever o canal previamente. Pode, em alternativa, colocar a sua questão ou comentário através do email INR-Comunicacao@inr.mtsss.pt.